sábado, 4 de agosto de 2001

Porrada na Revista Veja

A reação dos surfistas

Os outdoors de divulgação da edição 1.715 de VEJA diziam que o dicionário Houaiss continha 228.500 palavras, inclusive as oito que os surfistas conhecem. A brincadeira dos publicitários não pegou bem entre os curtidores de ondas, que reagiram de pronto. Confira algumas declarações que foram enviadas à redação da revista (começo pela minha):

Muita ironia
Sou surfista há mais de 25 anos e como vocês podem perceber pelo texto que estou digitando - sem a ajuda de ninguém - consigo não só formular uma idéia, mas também transcrevê-la com clareza. Que vergonha a demonstração de preconceito. Ficou claro que quem teve a idéia de fazer a ironia envolvendo surfistas, além de preconceituoso, não goza de muita inteligência.
Giovanni Mancuso


Coisa do passado
Chamar a atenção para algum produto criando estereótipos não dá certo, ainda mais quando se trata de praticantes do segundo esporte mais querido do Brasil. Surfista ignorante e troglodita é coisa do passado. Hoje, vemos surfistas empresários, médicos, engenheiros, publicitários e advogados. E aposto que todos sabem mais que oito palavras.
José Antônio S. Albrecht

Preconceito
Gostaria de manifestar minha decepção quanto à mensagem extremamente preconceituosa que está exposta nos outdoors espalhados pelo país. Tenho 26 anos, surfo há 12, fui durante seis anos executivo de uma multinacional, falo quatro idiomas e hoje tenho a minha própria empresa em sociedade com outro surfista. Sempre busquei no surfe o aprimoramento do meu equilíbrio físico e mental para vencer a pressão de uma vida atribulada.
Daniel Campaner

Empresário surfista
O Sr. Jorge Gerdau, um dos nossos maiores empresários, foi um dos pioneiros do surf no sul do Brasil. Imagine se ele fosse burro mesmo, como leva a crer esse anúncio.
Eduardo Schumacher

Esporte saudável
O surfe é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo. Trabalho com o surfe há 8 anos e ganho o meu sustento com ele. Caros amigos, o surfista é um cara que viaja para pegar ondas, fala sempre mais de uma língua, é uma pessoa saudável, inteligente e preocupa-se muito com o meio ambiente.
diegomi@terra.com.br

Futuro advogado
Surfo de bodyboard e sou estudante de direito há dois anos e meio e não me considero ignorante por escolher um esporte saudável e emocionante. Acredito que o preconceito com os surfistas é que seria uma atitude ignorante.
Karen Machado

Indignação I
Eu surfo há anos, faço faculdade de análise de sistemas e estágio em uma grande empresa de desenvolvimento. Procurem informações antes de falar de algo que não conhecem.
Fernando Lima

Indignação II
Sou surfista, trabalho numa empresa muito conceituada e não vejo motivos para o que está escrito nos outdoors. Isso é uma falta de respeito com a comunidade do surfe.
Marco Zamlutti

Falta informação
Foi com muita tristeza que eu vi o outdoor. Sou administrador de empresas, formado pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, e surfista desde os nove anos de idade. Vocês deveriam ter um breve conhecimento dos costumes e hábitos de seus leitores, bem como dos formadores de opinião.
Fabiano Matos

Decepção
Eu sinceramente li algumas vezes o outdoor para ter certeza que era o que eu estava lendo mesmo. Fiquei indignado com o tom do preconceito da mensagem.
Fernando

Ganha-pão
Achei infeliz a mensagem exposta nos outdoors. Foi uma propaganda infeliz. Os surfistas, como qualquer outro profissional, também conquistam o seu ganha-pão com dignidade.
Ana Luiza

Imagem distorcida
Manifesto meu repúdio pela frase espalhada em diversos outdoors pelo Brasil, a qual subestima a inteligência dos surfistas e apenas contribui para denegrir a imagem de um dos esportes mais significativos e representativos de nosso país. Surfo, adoro ir à praia nos finais de semana - assim como outros milhões de brasileiros que fazem deste o segundo esporte mais praticado no Brasil. Me senti diretamente atingido pela propaganda.
Rafael Kasper

Bronca
Como surfista e leitor desta revista, estou decepcionado com a campanha publicada em outdoors nas ruas, ridicularizando minha profissão e esporte.
Rodrigo Magalhães

Só oito palavras?
Que pena vocês terem uma visão tão distorcida dos surfistas. Achar que só sabem oito palavras! Isso apenas mostra o conhecimento limitado de vocês quanto ao esporte e os seus praticantes.
Hakim Al-Qureshi

Gíria não é burrice
Achei uma falta de criatividade e discriminação com os surfistas. Aposto que há muitos surfistas que fariam uma campanha muito mais criativa, sem criticar um estilo de vida sadio. Surfista fala muita gíria, mas isso não quer dizer que seja burro.
Alan Rosso da Silva

Uma agressão ao surfe
Que propaganda é essa que agride um dos esportes que tem a preservação ecológica e a igualdade entre todos no topo de seus objetivos? Faço faculdade, trabalho de segunda a sábado, faço parte de uma ação voluntária que ajuda pessoas com câncer e surfo!
Jéssica Wiest