quarta-feira, 10 de abril de 2002

Surf X Pesca: quem tem razão?

Numa discussão entre organizados e não organizados, surfistas saem perdendo para os pescadores e correm o risco de irem para a cadeia por surfarem ao lado da plataforma de Tramandaí.

Em 1988 foi criada uma lei que determinava a obrigatoriedade de demarcação das áreas de pesca, lazer ou recreação por parte dos municípios com orla marítima e lacustre (ou pluvial). Por esta razão, para cumprir a lei, a Prefeitura de Tramandaí demarcou as áreas de pesca e surf no seu município. Portanto, lá em 1988, ficou estabelecido numa reunião que não contou com a presença de surfistas, que sería proibida a prática do surf ao lado da plataforma - para ser mais exato, a menos de 200m de cada lado. Todos sabem que esta lei nunca foi respeitada e o que se viu ao longo de todos estes anos de convivência entre surfistas e pescadores foram algums atritos isolados. Sempre ouve do lado de lá e do lado de cá alguns exaltados, fora isso, sempre deu para surfar e pescar numa boa, numa convivência quase pacífica.

Só que o crowd vem crescendo assustadoramente em Tramandaí e isto acabou trazendo consequências desagradáveis tanto para os pescadores quanto para os próprios surfistas. O número de “novatos” na água cresceu de maneira desordenada e o resultado é que hoje, em qualquer dia, com qualquer condição de surf, sempre há uma dúzia de surfistas em qualquer lado da plataforma. A convivência com os pescadores já não é mais tão pacífica. As discussões tornaram-se frequentes e eles resolveram tomar uma atitude. No dia 16 de maio deste ano, reuniram-se o representante dos pescadores com as autoridades municipais (o representante do surf não esteve presente) e decidiram que a partir de setembro vão organizar blitzes periódicas para fazer respeitar as áreas determinadas na lei - ou seja: surfista que for pego surfando ao lado da plataforma, será preso!

E o pior: estarão presentes nestas blitzes além das autoridades, a imprensa, que será avisada com antecedência.

Deu para imaginar o quadro? Uma foto na capa da Zero Hora, com um surfista entrando num camburão - imaginem a manchete...ou então no noticiário das 7h na RBS TV. Nossa, é bom nem pensar nas consequências disso para o mercado do surf.

Mas antes que você diga alguma coisa, concorde com o seguinte: eles são organizados e estão fazendo valer a vontade do grupo deles. O que podemos fazer?

Uma dica: já estamos reunindo uma frente de trabalho para resolver esta situação, mas por enquanto, tome cuidado ao decidir se vai surfar o Backdoor ou a Malvina.

Boas ondas.