domingo, 4 de janeiro de 2009

Bolido

Fórmula 1 do surf: a "Deep Six" do Careca e do Al Merrik. Foto: Surfline

Qual um carro de fórmula 1, a prancha do sujeito que vence tudo, tem que ter algo especial. Alguma curva diferente, um concave novo aqui, uma quebra na linha ali e até um outline meio esquisito. Alguma coisa diferente da prancha que está à disposição na loja ela deve ter.

Desde que eu vi o Careca surfando de 5'11" o Pipe Masters em ondas pesadas, estou com minhocas na cabeça. Digo isto porque antes dele começar a moda das pranchas estreitas e com espessura de pizza (lembram?) eu já incomodava o meu shaper com a idéia de que além do peso e altura do surfista, o tamanho do pé também tinha que ser levado em consideração. Eu defendia a idéia de que um sujeito com o pé 36,5 (meu caso) precisava fazer mais força para botar a prancha de borda do que o cara que calça 42. É lógico que jamais fui levado a sério e minhas pranchas seguiam com mais de 18,5' de largura. Minha salvação foi o surgimento daqueles modelos ridículos que só o Careca conseguia surfar. A partir dali minhas pranchas passaram a sair mais estreitas.

Agora, outra vez, o cara está virando o mundo do design de pranchas de cabeça pra baixo. Li no blogue do Stephan que a prancha que ele pretendia usar (no Pipe Masters) éra uma 5'3" e só não usou porque ela quebrou ao meio pouco antes do evento. Mesmo assim, naquelas condições, usar uma 5'11" é ridículo!

Fiquei impressionado. E curioso. Hoje, aproveitando alguns minutos de internet que a minha provedora de internet resolveu me "dar" (o sistema está completamente congestionado e não se consegue conexão aqui na praia), resolvi passear pelos blogues da vida e encontrei uma matéria sobre o design da nova fórmula 1 do surf. Clica aqui e vai no Sal pra seguir as pistas.

Nenhum comentário: