terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Balanço final

Occy. O circuito perde um gênio.
Tirando o mala do JT da frente (que cara chato), esta imagem traduz fielmente
o estado de espírito deste ícone da história do surfe mundial.

Neco. Salvo aos 45 do segundo tempo. Exemplo de garra e determinação.
Não se entrega jamais. Briga até o último segundo. Mas a qualidade do surf não permite que ele chegue mais longe do que já foi. Falta-lhe linha.

Parko. Que estilo. Que linha. O cara faz qualquer manobra parecer fácil.
Não luta com a onda. Flui com ela. Merece um título mundial. Mas estar
entre os quatro está de bom tamanho para ele.

O que dizer deste aí? Neste ano, sem querer, quase fatura o nono. Cansou? Talvez.
Não creio. Competição faz parte do DNA dele. Dizem que não gosta de perder nem no
par ou ímpar. Contanto que continue a emprestar para o surfe o carisma
que tem (em qualquer meio), está ótimo.

Quem frequenta este blogue já não aguenta mais me ler enchendo a bola deste guri. Fazer o quê? Olha esta foto. Examina a linha, o estilo, a velocidade...Sem dúvida trata-se de um dos melhores surfistas do mundo. Mesmo contra a vontade de alguns brasileiros, que preferem ver piruetas, fogos de artifício e estrelinhas brilhantes, o power surf do Pedra levou-o este ano ao posto de melhor representante brasileiro no WQS e WCT. Só isto. Ano que vem promete.

Bede Durbidge. Silenciosamente vai afirmando-se como um dos mais
consistentes competidores do tour. Está ficando acostumado a subir no pódio e
apesar das condições ridículas de Pipeline, há que se valorizar a vitória da Tríplice Coroa: Haleiwa e Sunset foram disputados no Havaí.

Mick Fanning = foco = título mundial -> máquina de competir.

O bodoso teve um ano ridículo. Muito abaixo do surfe que tem.
O casamento deve ter atrapalhado sua concentração. E provavelmente a dificuldade de lidar com a frustração de perder várias baterias em sequência também...

Raoni. Já houve um tempo em que eu tinha certeza que ele seria um top do WCT. E este também era o pensamento da maioria dos tops. O que ninguém sabia é que o que sobra no Pedra neste momento, falta ao Raoni: cabeça. O surfe está ali. Falta o "clique" para ele. Deveria conversar com o Pedra para descobrir qual é o segredo.

Faltou gente e foto aqui, eu sei. Faltou uma do Taj Burrow, comentando a sua síndrome de vice. Faltou dos brasileiros, principalmente do PIG, que poderia salvar o ano em Pipe, mas o campeonato acabou rolando "em outra praia". Deveria ter uma foto das meninas, comentando sobre a belíssima apresentação da Jaque, bi-campeã do WQS e da Silvana, que deu um sufoco nas tops e por pouco não conquistou o título. Podería também comentar sobre a Stephanie, que bateu recordes, quebrou paradigmas e mostrou muito surfe...

Enfim, o que fiz foi fazer como se estivesse conversando com o leitor, sem ir atrás de números e estatísticas. Agi no instinto, botando "no papel" aquilo que estou pensando neste exato instante.

5 comentários:

Nico disse...

é, esqueceu o primeiro e unico portuga no tour, ta perdoado eheheh...
Feliz Natal
Abraço

Giovanni Mancuso disse...

Putz, sorry Nico! Tens toda a razão. Há que se fazer uma justa homenagem ao Saca. Provavelmente não há outro surfista que tenha trabalhado e insistido tanto para conquistar uma vaga na elite.
Agora é torcer para que consiga mostrar o seu grande surfe...
[]s
GM

Maurio Borges disse...

Nós te perdoamos...
Agora: Vai surfar, vai...
Aquele abraço.
Se viér pra Santa, tô em Itapira.

MB

Unknown disse...

GM, blz??
dá um look nesse artigo aqui q saiu na waves dia 23 de agora: http://waves.terra.com.br/novo/layout4.asp?id=28963

2 paragrafos que ilustram a matéria:
Rodrigo Dornelles, quem diria, 33 anos, prestes a fazer 34, foi para as cabeças do WQS na reta final do circuito e ultrapassou os outros brasileiros no WCT. Isso é reflexo de maturidade. O deslumbre de correr o circuito já passou e agora mostra que segue os passos de Fabinho, Teco, Vitinho, Renan e Peterson como mais um grande coadjuvante brasileiro com regularidade no WCT.



A diferença é que os antigos foram os desbravadores, causaram o frenesi da imprensa mundial, idolatrados pela torcida, mas agora é diferente. Ser veterano com louvor nessa posição no ranking, só vale mesmo para quem realmente abalou estruturas.


É ISSO AÍ!!!

Feliz natal e um ótimo ano novo brother!!!
Grande abraço e fica com Deus ae....

André Pitthan

do mar pro mar disse...

fala Giovanni, blz! as postagens de seu blog, brother bom vi seu comentario sobre o Raoni, cara eu vi este moleque que hj já é pai pequeno lá em itauna (saguarema) pela primeira vez em 93 e vi que aquele ali iria representar, nós no wct. valeu um forte abraço e boas ondas pra ti.