terça-feira, 29 de novembro de 2005

1 já foi!

Nunca houve tantos motivos para acompanharmos a Triple Crown e o principal deles é que existia um grande número de brasileiros com chance de conseguir uma vaga para o WCT.
É claro que restando apenas uma etapa do WQS, em Sunset, as chances de quem ainda não havia se garantido, estavam bem reduzidas, principalmente se levássemos em consideração que não bastava a esta turma uma classificação intermediária. Alguns deles precisavam inclusive chegar à final.

Mas não deu. Apenas o raçudo, porém durinho, Yuri Sodré chegou às oitavas de final - que deve ser transmitida ao vivo na internê, hoje à tardinha. Mas Yuri tinha gordura sobrando. Já estava garantido no WCT 2006.

Cartaz da segunda etapa da Trile Crown 2005

Mas sem dúvida, deixando o patriotismo de lado, o motivo mais forte para que não tiremos o olho do computador (e da TV) será o Pipe Masters.
Neste anos muitas coisas estarão em jogo. Arrisco dizer que a disputa entre o bodoso e o careca vai ser mais acirrada do que aquela em que o bodoso ganhou aos 45 do segundo tempo.
O careca está provando ao mundo que é o melhor dos melhores. Pipeline é um lugar onde normalmente ele se sobressai. Por outro lado, o bodoso está com esta estória de "melhor dos melhores" engasgada. E ele também é um monstro nos buracos de Pipe.
Mal posso esperar!

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Palavra de coelho

Foto: Nicholai Lidow

Cadastrei-me no "Monday Morning Wave" da revista inglêsa Surfer´s Path, já faz um tempinho. Isto garante que todas as segundas-feiras, chega ao meu e-mail uma mensagem contendo algumas pérolas, entre elas uma foto e um pequeno texto. Algumas destas mensagens são memoráveis, com a foto e o texto conseguindo mexer comigo.

Foi o caso hoje: A foto é da Libéria e, sua legenda, fantástica: "A Libéria tem um novo governo e pela primeira vez em 25 anos, não há guerra por lá. Comida para o povo! E renovem as propriedades a beira-mar como esta!"

O texto desta segunda-feira é uma estorinha contada pelo surfista, jornalista e historiador do surfe, Matt Warshaw (mantenho na sua forma original, em inglês):
"I was interviewing Rabbit in an SFO terminal in 1993 when he spread his arms as he could and said something like "This is how long mankind's been around." Then squinted and pointed his index finger at the right edge of his imaginary timeline, "And I'm born here, and I get to grow up at Kirra, and surf around the world, and just live this life...." He was grinning now, high-voiced, almost wild-eyed. "Can you believe how lucky that is? Is that the luckiest thing you've ever heard of?" Rabbit was about 40 then. He's still that stoked. I think about that sometimes when I'm feeling a little cynical or burned-out."

A expressão "he´s still that stoked" mexeu comigo. Na verdade me identifico com este sentimento. Acredito, inclusive, que vou ter este sentimento para com o surfe, para sempre, pois sinto-me a cada ano, mais fissurado...

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Fora de época



Diariamente visito uma lista de sites. No Sickshots, sempre há uma foto de babar, na capa. Pudera, o fotógrafo responsável pelo endereço passa o ano em Bali, exceto durante dezembro e janeiro, quando ele se transfere, de mala e cuia para o north shore, até porquê, neste período reza a lenda que Bali e adjacências não estarão quebrando.

Pura lenda. A foto acima mostra Mentawai quebrando perfeita em pleno final de novembro. Imagine que maravilha ter aquele montão de ilhas, lotadas de ondas perfeitas, só para você...