domingo, 19 de novembro de 2006

Convocação!

O Rio Grande do Sul possui uma pitoresca forma de matar gente: redes de pesca são instaladas de maneira a caçar seres humanos, ao contrário daquele que deveria ser o seu objetivo principal. É claro que seus donos argumentam que não tem culpa, que precisam pescar para sua subsistência e tal.

Este assunto é recorrente aqui neste espaço. Se você costuma me ler, sabe disso.

Ocorre que tenho um amigo, que tem se dedicado à causa de maneira incansável. O Virgílio Matos, que já foi presidente da FGS e hoje ocupa o cargo de diretor do conselho da entidade, tem sido um guerreiro na busca por uma solução. Tem se dedicado de corpo e alma.

Obviamente, ofereci este espaço para que ele se comunicasse com você.

Primeiro ele me mandou o seguinte recado:
"Poderias informar no teu blog, as praias LIVRES de redes: Torres, Tramandaí/zona Urbana, Imbé/zona Urbana, Capão da Canoa/ lado Norte do Pier/4km.
O resto, é "armadilha humana" !!!

Armadilha humana. Vejam só. Já usei esta expressão mais de uma vez. Mas usei apenas para causar impacto, uma figura de linguagem. Não poderia imaginar que as redes acabariam sendo classificadas desta maneira de modo técnico. Armadilha humana é coisa da era medieval. E (infelizmente) no litoral gaúcho do século XXI.

Recebi outro e-mail do Virgílio, convocando a mim e a você:

"Prezados Amigos,

Conseguimos que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, CECLIMAR e IG - Instituto de Geociências/CECO (Centro de Estudos Costeiros e Oceânicos), orgãos e institutos de pesquisa, se engajassem na nossa "Causa" contra o "descaso" em nossas Praias !!!

Convido todos a participarem, destes 2 Eventos, que serão de "vital" importância para nossa segurança:

Dia 24/nov., "SEGURANÇA DE PRAIA", no Ceclimar/Imbé/RS;

Dia 25/nov., "Fórum, Surf & Pesca", na Prefeitura de Tramandaí/RS (clique aqui para ler o programa);

Só a nossa mobilização, irá pôr um fim a esta tragédia, que já vitimou 45 jovens nos últimos 23 anos."

Obs.: Nunca tivemos reunidos tantos "medalhões" do Governo para discutir "SURF SEGURO": Pres. da FEPAM, Comandante Geral da BM, MP Federal, Estadual, Secretário Nacional da Pesca, IBAMA, Patran, Prefeitos, etc.

Se não levarmos no mínimo 30 surfistas, vai ser uma piada! Seguiremos sendos taxados de "os guris do surf", e as mortes seguirão!!!"

E aí? Acho que temos a obrigação de lotar o local, né?

3 comentários:

Anônimo disse...

pow... que benção isso dae GM.... agradeço a Deus pelo teu espaço aqui pra divulgar um assunto como esse, de suma importância, não somente pra comunidade do surf mas pra todo um contexto histórico social no RS, que vem de lutas e mais lutas ao longo dos anos por uma grande causa...... isso aê....

Grande Abraço

André Pitthan

Maurio Borges disse...

Diz aí Giovanni.
Convocação feita!
Agora, uma meia-dúzia de três ou quatro é que estarão lá presentes (quer apostar?)... Estarão lá somente as pessoas que perderam um ente querido em algum episódio estúpido como este que ainda teima em acontecer em águas gaúchas. Surfista não está e nem nunca esteve preocupado com absolutamente nada. É na sua essência um grande egoista... Espero desta vez me enganar... Mas...

Siga forte na luta!
Abração
Máurio

Anônimo disse...

E aí cara beleza!?
Gostaria de saber pra quem eu denuncio uma corda solta na minha praia(Arroio Teixeira).
Por pouco não fui pego pela corda e alguns amigos meus encostaram nela... poderia ser mais um caso, nesse descaso das autoridades gaúchas.
Abraço
Lucas Ferreira
(lucasferreira1@yahoo.com.br)