"Onda Gigante
Os gaúchos estão na crista da onda. Pesquisa da Store Shopping mostra o Rio Grande do Sul como segundo maior mercado de surfwear do Brasil.
O Estado responde por 25% do volume movimentado pelo setor de roupas e equipamentos de surf no país - de R$ 2,5 bilhões em 2005.
O estudo sobre o consumidor gaúcho de surfwear apontou que:
52,3% estão na faixa etária entre 15 e 25 anos.
71% são homens
88,1% praticam surf
51,2% tem segundo grau
66,90% trabalham"
Encontrei esta nota, publicada na coluna Informe Econômico, da Lurdete Ertel, numa edição do Jornal Zero Hora, acredito que em 2006. Recortei e guardei. Hoje, por acaso encontrei-a.
Ao analisar os números apresentados na pesquisa, podemos fazer algumas reflexões (todas elas referentes ao público pesquisado, ou seja, os gaúchos):
1) O surfe ainda é um esporte masculino (se bem que de lá pra cá isto deve ter mudado um bocado);
2) Já estou velho para ser considerado "consumidor padrão do surfe";
3) Quem disse que surfista é vagabundo?
4) A mais interessante, na minha opinião: desde a época em que eu ralava em baterias de campeonato eu fazia a pergunta que vou fazer agora: se o RS é um dos mercados mais importantes para o faturamento das empresas de surfwear nacionais, porque não vemos competidores gaúchos com patrocínio destas marcas?
2 comentários:
Pois é, e quanto desta grana retorna ao surf?
Pois é, o gaúcho gosta muito de dizer que é auto-suficiente, coisa e tal, mas na hora de valorizar o que é daqui, muda o discurso!
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