terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ilha dos Lobos

Uma pérola desperdiçada por conta da "proteção à natureza". Foto: Luis Reis

Agora me digam: não é falta de visão da prefeitura de Torres deixar de explorar este como sendo um dos melhores picos de surfe do Brasil?

7 comentários:

Tiago Dutra disse...

Qual é a alegação da prefeitura? Abraço!

Giovanni Mancuso disse...

Na verdade, Tiago, a Prefeitura não alegou nada e este é o problema. Quando começou todo o barulho causado pela descoberta (para o resto do país) desta onda fantástica, várias entidades - ditas ambientais - aproveitaram para mostrar serviço, afirmando que os surfistas e os jet-skis iriam arruinar a fauna e a flora locais, principalmente os pobres dos lobos marinhos que habitam a ilha. Mesmo aquelas que usam a palavra "green" no nome, mas que nos viraram as costas quando reclamamos dos dejetos jogados no mar pelas plataformas de Tramandaí, Atlântida e Cidreira, no RS.
Estas entidades conseguiram proibir o surfe na Ilha dos Lobos. E a prefeitura não alegou nada...
[]s
GM

Anônimo disse...

GM,
A prefeitura é culpada por muita coisa mas na ilha não tem culpa.A tal da "descoberta" para o resto do país foi um episódio de consumo, fama, dinheiro, tudo menos aquele soul surfe que rolava lá há anos, sem mídia, sem jet, sem fotos, sem fama, SÓ SURFE, tu como bom surfista "das antigas" deve saber disso..

Vale lembrar quem queimou o filme geral...No ano de 2001 aconteceu uma sessão faminta de fama e de surf na Ilha dos Lobos, sem autorização do Ibama. Mais de dez Jet skis somados a vinte e tantos surfistas fizeram a “festa na ilha”, um lamentável acontecimento que, felizmente, não deixou vítimas fatais, mas com certeza causou algum dano à natureza. Segundo testemunhas, os praticantes do tow in estavam se atirando de qualquer jeito nas ondas, pilotando que nem malucos, quase atropelando os outros surfistas que estavam na água.

Sem falar de um Jet ski que capotou e foi em direção a Ilha, quase se espatifando nas pedras, causando um vazamento de gasolina e óleo. Um outro surfista perdeu a prancha na onda e teve que subir na ilha para busca-lá. E é proibido ir na ilha. Mas o preço foi pago. Depois de uma denúncia, o Ibama e a Brigada Ambiental esperaram na beira da praia para autuar surfistas e apreender seus equipamentos. Desde então a prática de surf, pesca e outras atividades estão proibidas na Ilha porque tem fiscalização reforçada.
Se o green desapareceram o que dizer dos famintos surfistas-turistas de jet daquele dia? Nunca mais deram a mínima pra Torres e a Ilha.
Explorar a ilha? Tem muita coisa mais importante para a prefeitura melhorar e atrair turismo de qualidade, começa com a beira mar, limpeza das ruas, praias, rio mampituba, restaurante da guarita, carros de som, etc...

Boas ondas e parabéns pelo teu trabalho em prol das boas atitudes dentro e fora dágua!

Sérgio Amaro

Fabio disse...

Ola.
Acredito que tanto o Mancuso quanto o Sergio estão com a razão dentro de seus argumentos.
Concordo com o Sérgio plenamente em suas palavras, pois o surf na ilha continua acontecendo, mas sem os jets, certo.
E o que o Mancuso colocou sobre as supostas "green" o episodio da ilha foi realmente apenas uma forma destas entidades aparecerem. Pois como ele mesmo escreveu, nada fazem em relaçam aos desejos das plataformas e tantas outras questões.
Abracos...

Giovanni Mancuso disse...

Acrescento o seguinte: o Rio Mampituba está há muito tempo extremamente poluído. Alguém tem alguma idéia de onde vai parar a água que sai da boca do rio no dia de nordestão (constante na área)? Onde estão as "green" que não tomam uma atitude com relação a esta poluição absurda? Buenas, imagino que se os meios de comunicação garantirem "palco" elas aparecerão...
[]s
GM

Anônimo disse...

Cara,você é um imbecil. Foda-se a natureza em troca de uma onda? Que bosta de surfista você é. Também deve achar que fumar um "baseado" não influencia no tráfico de drogas né?

Giovanni Mancuso disse...

Caro anônimo, nomalmente eu não publico comentários ignorantes e burros como o teu, mas é que ficou tão evidente a tua estupidez e falta de noção, que eu me vi obrigado a publicar o que escreveste, para que as pessoas entendam como distorções acontecem.

Agora, quando algum leitor chegar a esta página, ele vai entender como é que o bom fica parecendo mau e o ruim fica parecendo bom (ou o calhorda fica parecendo surfista e o surfista, o calhorda).

Faça um favor a si mesmo, caro covarde que nem sequer teve a coragem de assinar o nome: leia meus outros textos sobre a polêmica acerca deste assunto e releia tudo o que está escrito aqui nesta página também. Se tiveres ao menos dois neurônios e um pingo de noção de interpretação de texto, vais perceber que a minha postura é exatamente aquela que estás me cobrando.

Para completar, uma palavrinha sobre "maconha": jamais, em trinta e tantos anos de surf, fumei um baseado, mas nem por isso vou condenar quem fuma um baseado. Preconceito é coisa de pessoas limitadas.

Mais uma coisa, caro covarde que se esconde atrás do anonimato, tenta refletir sobre tuas atitudes e joga tuas palavras de baixo calão contra o alvo correto da próxima vez. Eu não sou o inimigo, vai por mim.