quarta-feira, 31 de março de 2010

Contando história



Esta é do tempo em que eu não ficava com dores nas costas. Competindo em Torres - 1987.

A Cris Engler surgiu há alguns anos com uma idéia bacana e desafiadora: contar a história do surfe gaúcho num livro. Na época eu dei o maior apoio, mas fiquei com pena dela, pois tinha certeza que tratava-se de um projeto praticamente impossível de executar.

Vejam só: somos uma turma que não gosta de lembrar do passado e desdenha de sua história. As frases mais comuns que se vê por aí, seja na mídia especializada ou mesmo saindo da boca da galera, são "pela primeira vez", "o maior da história", "nunca se viu isto antes", "o melhor de todos"....

Enquanto nos outros esportes existe respeito pelos que vieram antes e pelo que já aconteceu, no surfe parece que todos os dias apaga-se o passado e inicia-se uma nova história.

Mas a Cris está conseguindo mudar isto, ao menos aqui no RS. O livro já conta com o apoio e até patrocínio de gente graúda, portanto, é certo que a qualquer hora estará por aí. Mas melhor do que isto, a Cris montou uma exposição itinerante que funciona como uma pequena amostra do que estará no livro.

Neste momento a exposição está em Porto Alegre, até o dia 18 de abril. Depois disso eu não sei, mas tenho certeza que a Cris deve estar aceitando convites.

Mais informações aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi Man!!!
Somos uma turma q não gosta de lembrar do passado e desdenha nossa história. Vc, vai ver qdo meu book sair.Tá tudo ali, registrado.Tudinho.Vc até me trouxe saudosismo.Outro dia vi fotos e declarações suas.Vivemos aqla era e ainda vivemos.Bem, por isso estou desaparecido, pesquisando e montando a transa toda.Virgilio tá bem por dentro.Abçs, Man e saúde! Castro