quarta-feira, 11 de abril de 2018

WCT 2018 - Bell´s

Ítalo Ferreira matou dois coelhos: debutou no lugar mais alto do pódio 
e entrou para a história ao carimbar a aposentadoria de Mick Fanning.

WSL (Por Renato Ferreira Sachs)

Bully´s - Ítalo Supremo, os fundamentos do Surf são: Tubos e curvas, Bell´s é feita para ser surfada em curvas longas ou curtas, tanto na vertical quanto em ângulos mais abertos. Como não gostar deste tipo de surf em ondas de 4 - 7 pés? O SR. MF, camarada mais elegante e clássico do tour deixará saudades, mas deixou uma escola e legado de como atacar a onda sem diminuir o pé no acelerador, e ainda mostrando sabedoria na paciência de manobrar na hora certa. 

Quanto ao campeonato, revendo a primeira bateria do evento achei que o Filipe levou em cima no Colapinto, por pouco mas levou, Wright mostrou o caminho de como se surfar de backside, Jordy precisa parar de pedir nota, GM assim como Ítalo demostraram que o importante é descer a onda, nem que seja de jacaré em ondas de 8´ (eu teria morrido afogado e quebrado o pescoço) os caras conseguem imprimir velocidade sabe Deus como, mantendo o estilo e fluidez, estão acima da média. Thomas fez uma das melhores manobras do evento junto com a patada de backside do Ídalo numa junção de 2metros. Se comparem as ondas em bateria diferentes o Bourez teria um somatório muito maior que o do 2JF, ele que deve estar apavorado com a atitude do Ezekiel, falta de educação do sangue puro havaiano, mas não infringiu nenhuma lei. 

Round 2 o Filipe me deixou com dor de barriga, poderia ter surfado de base trocada que teria passado a bateria de uma maneira mais fácil. Mineiro precisa de prancha e quilhas com outros conceitos, tanto de torção como flexibilidade. No round 3 ainda algumas observações: Jesse precisa aprender com a sua namorada como surfar mais rápido e vertical. Bourez batendo e rasgando com força, se mostrava como a quinta força do evento, MF dando show. Irei criar uma nova regra: Ítalo e Toledo só podem se encontrar na semi ou final de qualquer competição. Fizeram a melhor bateria do evento! E assim nós fomos até a semi entre os 2 melhores surfistas do evento. A bateria foi surfada de forma limpa e bem julgada. Ítalo mereceu e GM vai com tudo para o Oeste Australiano. A final parecia final de novela, tu sabe o que irá acontecer, até os sagrados cliffs de Bell´s sabiam, mas não, os juízes trabalharam da melhor maneira possível e o melhor venceu. Badaladas do Sino, choro e grito foi que mais se escutou neste dia histórico para o Brasil. Ítalo é daqueles camaradas que todo mundo torce a favor, parabéns ao seu shaper e time.

Quanto a tal palavra "escala", ela me lembra a palavra "volume", muito usada e de pouca utilidade. Pottz deve pensar: nos anos 80 e início nos 90 as baterias se resumiam em 5 manobrinhas para ganhar as baterias ao invés de uma manobra forte, coisa que ele pregava. Agora os juízes estavam confundindo a nossa cabeça nas primeiras baterias, era uma confusão de notas! vamos apagar a inovação, power e risco para darmos abertura para um surf conservador? Espero ver o melhor do Surf em competições e não em filminhos ou clips resumidos de 5 minutos após 15 dias na Indonésia...Aviso aos navegantes que os corretores ortográficos Cristina e Felipe estavam ausentes na hora da escrita.

Nenhum comentário: