domingo, 27 de maio de 2018

WSL - Saquarema

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, oceano, natureza, atividades ao ar livre e água
Voa Toledo!

WSL - FCS2 (Por Renato Ferreira Sachs)
Nós amamos Saquarema. Tudo conspirou a favor quando a Mãe Natureza soube que o Rei de Pipe, Gerry Lopez, estaria no Brasil, mas precisamente na semana do CT.
Estávamos passando por um outono normal com poucos ventos do quadrante sul até o Rei colocar os pés no Brasil e as previsões começaram a mudar de figura, ganharam força e pressão para num futuro próximo se transformar no que viria a ser: O melhor CT da história no país. No canto direito da praia de Itaúna, uma direita que já existia, poderosa e limpa, mas com o ajuste do homem ganhou qualidade. Aliada a ondulação que estava chegando, nos apresentou mais uma onda de nível internacional e pasmem na mesma praia. O canto esquerdo já é digno de sonhos, o direito mais perto dos pesadelos para nós meros mortais. No Brasil já seria uma raridade termos este tipo de onda, imaginem 2 ondas poderosas na mesma praia!!! Teríamos o trabalho facilitado dos canais de previsão de onda em conjunto com a direção de prova, pois teríamos sobra de ondulação, só precisando ajustar aos horários dos ventos.
O evento começou com o power do Toledo (usando rabeta swallow em sua prancha), Pupo surfando com inteligência derrubando Smith, o mar começou a ganhar tamanho e força, ficando nervoso, as emoções começaram a aparecer, as variações de leitura de onda em condições poderosas trazem muito mais emoções do que 20 manobras iguais em uma onda perfeita. O 2JJF esta me preocupando, queremos ver show e o surf esta lá, mas escondido, não poderia usar a desculpa da onda ser ruim, pois praticamente estava em casa, a única mudança seria a troca da cerveja por caipirinha. Gabriel surfando com muita fluidez e velocidade, a contagem de onda em beach break foi absurda. Adriano estava muito fluido e com a força habitual, estava com saudade de assistir o camarada. Colapinto tem uma precisão de assustar. Alejo e Panda trouxeram toda a experiência para o line up, sabem jogar o jogo e muito bem. No quesito nota 10, Ian Carrol Gouvea pegou um dos melhores tubos do evento e finalizou a onda de uma maneira extremamente violenta, uma batida em 2m de junção que poucos sobreviveriam aquela força.
O Oceano apresentava as mudanças de humor corriqueiras, foi muito bom ver e aprender com as estratégias, a paciência se transforma numa palavra extremamente importante, pois ela deve ser usada no tempo certo, os atletas não escondiam o jogo, que era limpo, claro e objetivo. Os tubos estavam presentes. A inteligência usada nas escolhas das manobras para o encaixe certo foi de um grau impressionante, muitas vezes as manobras foram conservadoras, mas precisas. Um exemplo foi a bateria do Sebastião x Duru, acredito que tenha sido uma das melhores do ano e resume bem o pensamento acima. Os rounds foram passando e não posso deixar de falar sobre o melhor aéreo já executado na história do Surf. Toledo se projetou de uma maneira assombrosa e perigosa, sobre um vôo extremamente longo, acho que ficou mais tempo no ar do que nos tubos. Difícil alguém no planeta superar o feito do camarada que mais que ninguém deixou claro naquele momento que é: O melhor surfista do planeta e esta pronto para o título mundial. O progresso esta chegando pela sua cabeça e pés. Todas as vezes que ele sobe na prancha não sabemos o que vem pela frente, cabe a nós espectadores controlar o coração, sentirmos a adrenalina correr pelo corpo e trancarmos o ar, pois a porrada é grande, seja no ar ou na água. Ele ganha os eventos que quiser, claro que tem sempre um outro camarada querendo o título também, desta vez foi Wade, o rookie peso pesado, escola power australiana que tentou, chegou com as melhores credenciais possíveis a final, muito surf, pouco dinheiro e pouca bagagem/badalação, mas suficientes para causar o estrago que causou durante o evento. Mas num tubo nota 10 Toledo fechou a conta e foi para casa com a vice liderança do circuito.
As pranchas Sharpeye do Toledo estão cada vez mais se transformando numa extensão do seu corpo físico e mental, pode quebrar quantas forem que os backup´s são tão bons quanto as anteriores. A ligação shaper x surfista esta muito nítida. 
2 comentários breves:
- Começarei a assistir a transmissão em português, pois Neco Padaratz participará das mesmas;
- Até o (site) gigante Surfline sucumbiu a Saquarema falando que a mesma era melhor que a piscina, quem não sabia?

Nenhum comentário: