terça-feira, 10 de maio de 2005

As plantinhas

"Já reparou nas plantinhas, nas dunas?"
Por Eduardo Patussi

Com esta pergunta, feita a um amigo, comecei a reparar com maior atenção em alguns detalhes das nossas praias, principalmente em Tramandaí.

Devido à excelente idéia da construção das passarelas de madeira para atravessar as dunas à beira mar, estamos presenciando uma lição de recuperação e renascimento deste ecossistema.

Já reparou as plantinhas nas dunas?

É isso. Estão renascendo aquelas (muitas vezes imperceptíveis) raras vegetações que contra muitas condições desfavoráveis, como a falta d’água, vento, muito pouco ou nada de matéria orgânica e, principalmente solo salino e arenoso, insistem em permanecer ali, sobrevivendo e crescendo. Estou torcendo para que estas plantinhas consigam recuperar as dunas que ali estavam muito tempo atrás.

Reparei e até compreendi o corte das cazuarinas no canteiro central da Av. da Igreja: as raízes estavam levantando a rua e os esgotos deveriam estar entupidos. Agora imagina só: plantar ali palmeiras ou melhor, coqueiros, ia ficar muito bom - "ducaralho" se estivéssemos conversando (por escrito é palavrão).

Continuando com a divagação (não se pode parar quando a imaginação está à fim) alguém, com a aprovação dos ecologistas, resolve encalhar um navio próximo à barra e transformá-lo em ponto turístico com passarela e o escambau, tudo pintadinho, colorido, cores primárias bem vivas - a decoração e utilidade da Nau deixa para um outro amigo contar. Já posso ver os bancos de areia sólidos formando-se no entorno e a proteção do vento. Some aí a inegável constância de ondulações na nossa costa. Pronto estaríamos no PARAÍSO.

Agora volta e aterrisa. Não temos, nem teremos o navio. Mas concluo que nossas praias são quase o PARAÍSO. Temos que conservá-las portanto.

Nenhum comentário: