segunda-feira, 23 de maio de 2005

Pescaria da boa!!!

Muito se fala da pesca de marlins! Tem gente mais corajosa, que gosta de pescar tubarões. E pescar baleias então?

Mas gaúcho macho, grosso e fodão, pesca gente!

Isso mesmo! Aqui no sul, existe a pesca de seres humanos.

Ela existe há muitos anos. É praticada por pintores, zeladores, serventes e moradores das cidades litorâneas onde a pesca com redes é permitida. Daí, uns espertos, para disfarçar e fazer média com ambos os lados (afinal as vítimas também votam) criaram leis obrigando as prefeituras a instalarem placas indicando áreas destinadas à pratica do surfe e outras apenas à pesca com redes.

Pronto! Todo mundo feliz. Os políticos (aproveitadores) fazendo sua média com os eleitores, os surfistas, bobalhões, faceirinhos com a solução e os pescadores (ou seriam predadores) felizes com sua brincadeira liberada.

O pior é que agora, que pescaram mais um - uma na verdade - já estão falando em punir a prefeitura, como fizeram da última vez em que pescaram um guri. Como se a prefeitura tivesse ingerência sobre a força das correntezas, ou pudesse de alguma maneira, evitar que a guria fosse carregada para dentro da rede.

Não se enganem amigos. O problema é muito mais sério. O descaso é muito maior. O frio congela os cérebros dos nossos representantes (os representantes deles e os nossos). E só nos resta esperar pela morte de número 47.

Este ano a temporada de pesca de seres humanos promete! Se no primeiro mar de inverno já fisgaram uma presa, imaginem quantos mais serão fisgados até o final da temporada de pesca...!

Eu fora. Só surfo ao lado da plataforma, onde o surfe é liberado por lei, onde há um canal para se entrar no mar sem ter que furar as ondas, onde os pilares me dão referência e, em último caso, também servem de segurança, para o caso de eu perder minha prancha e estar muito cansado para nadar.

Ah! Ia esquecendo: além de tudo isso, ao lado das plataformas não há redes.

Eu fora ser pescado!

Nenhum comentário: