segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Tsunami gaúcho!

200m praia acima, escalada nos cômoros e corrida até o asfalto.
Há que ter muita força num swell para empurrar suas ondas por todo este percurso.


Eu não sei se é a idade ou o quê, mas a cada ano que passa parece que o inverno vai ficando mais frio! E a coisa funciona assim: quando você pensa que ele está terminando, aí é que piora. Não faz muito tempo, coisa de algumas semanas, os termômetros chegaram a marcar 30 graus. Que maravilha! O sol a pino anunciava a chegada da primavera. Qual o quê! Quando menos se espera, lá vem outra frente fria. Eu disse fria? Nada! Congelante!

Na semana passada, os sites, as rádios e os jornais começaram a alardear a chegada de uma frente fria com proporções históricas. Segundo o que informavam, faria um frio inacreditável.

O que se viu foi um ciclone (eles adoram este nome) daqueles de filme! O vento parecia que iria quebrar as janelas da sala do meu apartamento que, estrategicamente miram o oeste. Juro que, em determinado momento da noite de sábado para domingo, achei que as vidraças iriam ceder.
Mais um pouquinho e o estrago estava feito: tsunami gaúcho!

E o surfe? Bem, com uma frente destas, aconteceu o óbvio: o mar cresceu como há muito tempo não se via. As cenas que se viram hoje, foram impressionantes. As ondas avançaram por centenas de metros e passaram por cima dos cômoros na região da plataforma, chegando até o asfalto. Leve em consideração que os cômoros em questão, tem uns 6 - 8 metros de altura e uns 30 - 50 metros de extensão até o asfalto...deu pra imaginar a fúria do oceâno?

Eu não estava lá, mas faço idéia de que o visual éra de um tsunami, cada vez que o mar recuava e "armava o ataque"...
Some a esta imagem, uma correnteza de sul (da direita para a esquerda, na foto),
com a força de um rio caudaloso e a temperatura de 14 graus, na água e 9 graus, fora dela!
Observe os postes "arriando"...

Um comentário:

Anônimo disse...

tu embra daquela em 80?