quarta-feira, 28 de março de 2007

A volta da pesca de gente

Eu juro que as vezes fico meio perdido, sem entender direito onde as coisas vão parar. As notícias que lemos no jornal, ouvimos no rádio e assistimos na TV, parecem fazer parte de algum filme de terror ou ficção.

Muitas das coisas que consideramos erradas poderiam ser consertadas pelos políticos que elegemos a cada dois anos, mas logo depois de cada eleição é a velha estória: o que vemos é um bando de cretinos safados gozando com a nossa cara e cuidando dos próprios interesses.

Ainda outro dia a sociedade deu uma demonstração de força ao protestar com força contra a tentativa dos deputados federais de aumentarem os próprios salários. Um cidadão chegou a se acorrentar a um pilar do planalto para fazer com que o seu protesto fosse notado pelos safados.

À época, parecia que a barulheira havia surtido algum efeito. Os cretinos meio que cabisbaixos e insatisfeitos deram um passo atrás. Mas foi apenas um disfarce. Quando menos esperávamos voltaram à carga. E agora de maneira mais eficiente. Foram rápidos e rasteiros. Já está feito. Aumentaram os salários e inclusive acrescentaram uma verba de R$ 5.000,00 àquela que já recebem normalmente. E pásmem: não precisam apresentar nenhum tipo de comprovante do uso desta verba. Pode? E eu aqui me ralando para conseguir pagar as minhas contas e os impostos - que depois vão parar no bolso destes espertos.

E aí, ontem à noite, eu recebo o texto que segue, de autoria do amigo Alexandre Bidart. Leiam e fiquem indignados como eu. Como o Bidart. E como os familiares dos 45 mortos (oficiais) em redes de pesca. Enquanto nós pensamos que os políticos estão lá para nos servir, a realidade nos mostra que eles não estão nem aí para nós. Contanto que o bolso deles esteja cheio de grana, o resto não interessa. Leia o texto do Bidart e tire as suas conclusões.

"URGENTE! FIM DA ÁREA DE SURF NO EIXO ATLÂNTIDA X CAPÃO DA CANOA Depois de 20 anos de “bom senso”, a mais antiga ÁREA DE SURF do litoral gaúcho chega ao FIM.
Hoje, dia 27 de março de 2007, troco o almoço por uma bela caminhada à beira mar, entre Capão da Canoa e a plataforma de Atlântida, onde por sinal havia uma boa valinha, com um mar verde, liso e sem corrente, poucos surfistas na água...o sonho de todos que esperam a semana toda para o surf.. Mas voltando à caminhada, quando chego na guarita 83, mais ou menos entre a divisa de Capão, no Casarão e a Saba, “tropeço” em duas cordas avançando em direção ao mar e, no inside, duas poitas/âncoras bem instaladas. O dia é muito bonito, crianças tomando banho de mar junto às cordas, famílias veraneando, AINDA HÁ VIDA NA PRAIA, é terça-feira, março, 30 graus!!!E REDES DE PESCA no eixo mais movimentado, será exagero, do litoral norte??Capão da Canoa X Atlântida??!! Continuo a caminhada, agora já sem concentração, com a cabeça fritando, não pelo sol escaldante da hora, mas pelo perigo iminente, a lembrança de tudo que já aconteceu nestes meus quase trinta anos de surf neste eixo de praia, com o filme das mortes em redes, a impunidade, a responsabilidade que nunca é de ninguém!!
Esperei abrir a Prefeitura de Xangri-Lá e fui até lá. Descubro que por causa da inconstitucionalidade de tudo que já foi feito até agora em termos de Leis e Demarcações de Áreas de Surf e Pesca, a Secretaria de Turismo que é a responsável pelo tema, demarcou as Áreas, diz, com a aceitação de surfistas, pescadores e órgãos envolvidos no assunto. Até aí, tudo bem. Mas esqueceram somente de chamar para tal reunião o “Sr. Bom Senso”. A área em questão, que grosseiramente podemos considerar da Plataforma de Atlântida ao Baronda em Capão da Canoa é ÁREA DE SURF há 20 ANOS. Está certo, Atlântida não faz mais parte do Município de Capão da Canoa. Área nobre, extremamente povoada e o principal, é CONHECIDA E DIVULGADA COMO ÁREA DE SURF. E aí a Prefeitura de Xangri-lá, não toma nem conhecimento e decreta ÁREA DE PESCA, da divisa de Capão da Canoa até quase a Saba...e nãoDIVULGA! Então, a situação em Atlântida para quem freqüenta a Plataforma e está acostumado, com corrente de SUL, entrar junto ao píer e surfar, por exemplo, até o Casarão, CUIDADO, pois a ÁREA DE SURF em Atlântida tem, segura esta, “269,97 m” ! Com corrente há espaço para pegar uma onda, duas no máximo. Depois, os 706,90m, até a divisa com Capão da Canoa, o Casarão, é ÁREA DE PESCA com REDE DE ESPERA. Então, vamos nos mexer? Vamos fazer alguma coisa de VERDADE para mudar esta situação? Alexandre Bidart"

Cópia do mapa fornecido pela Secretaria de Turismo de Xangri-Lá.
Repare: são 200 e poucos metros para surf entre a plataforma e a
Saba, depois é área de pesca de calão em direção a Capão.

2 comentários:

Maurio Borges disse...

Nada mudou, eh! eh! Nada mudou... Sabe aquela música do Cidade Negra? Uma pena! Sinto muito por todos vocês aí do surfe gaúcho. Mas é aquela história... dias desses li aqui mesmo no blog do Giovanni, ou seria na coluna doGo Surf(?) que somente uma meia dúzia de 5, 6 surfistas esteve na reunião para um debate e uma definição para esse problema que não se resolve - dessas reuniões em que nada acontece. Então? Se não se organizar, nada muda. Infelizmente!

Abraço ao Bidart!
Máurio Borges

Anônimo disse...

Realmente sem palavras!
Acho que esta atitude demosntra bem a capacidade dos nossos políticos. Nos ferrar, sempre e sempre. E depois do que ouvi naquele congresso de surf que teve aqui em Porto Algre ano passado não tenho dúvidas que a lenda continua. Quando será a próxima morte?