quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Morte no surf

A comunidade do surfe acordou de ressaca hoje.

Primeiro a surpreendente notícia do falecimento do bodoso, que nos últimos tempos nem bodoso era mais. O cara vinha dando mostras de ter se transformado num sujeito extremamente boa praça e até venceu uma etapa do WT.

Andy Irons foi um daqueles personagens que conseguem marcar a história de um esporte. Ele não se limitou a vencer. Fez muito mais do que isto e por este motivo, quando nos deixa, causa muita comoção. Em meio a dezenas de notícias e opiniões, copiei esta, do Surfline, com um depoimento do careca, que faz a gente pensar: "Andy was an absolutely gifted individual. I'm lucky to have known him and had the times we had together. I feel blessed that we worked through the differences we had and I was able to learn what I'm made of because of Andy. We enjoyed many quiet times together with our girls in the last year and I got to know a happy, funny, innocent kid who was happy to live every second with the people he loved. I'm so sad..." Lê o resto aqui.

Mas estas notícias provavelmente você já leu aqui e ali. O que provavelmente você não leu, é que outro surfista, bem menos conhecido e muito menos famoso, também morreu. Só que ao contrário do tricampeão mundial, este morreu de um jeito bizarro, primitivo até: preso a uma rede de pesca!

É isso mesmo, estamos no século XXI, ano 2010 e no Rio Grande do Sul, feriado de muito sol, verão se aproximando, ainda existem assassinos instalando redes como se fossem arapucas, verdadeiras armadilhas humanas!

Esta é a 49ª morte de um surfista preso a uma rede, no RS. Nunca, em nenhum lugar do mundo, tantos surfistas morreram enquanto praticavam o surfe. Mesmo assim, este absurdo recebe menos atenção do que quando um tubarão arranha o braço de alguém, ou pior: na semana passada vimos ampla cobertura em todos os meios jornalísticos, inclusive no horário nobre do jornalismo brasileiro - no JN - a cobertura da tentativa de salvar duas baleias que haviam encalhado em dois pontos diferentes da costa brasileira. Toda uma estrutura foi deslocada para os locais: barco da Petrobras, biólogos, aparato das prefeituras....

Mas o que é isto??? Duas baleias recebem mais atenção do que seres humanos sendo pescados como se fossem peixes? Fico aqui pensando que talvez devamos torcer para uma baleia destas se prender a uma rede de pesca e morrer. Daí sim, e só neste caso, consigamos resolver o problema de vez, que é PROIBIR A PESCA COM REDES DE UMA VEZ POR TODAS!

2 comentários:

Blog da Nativa Transportes | Tiago Cardoso | PUCPR disse...

IAe Mancuso,

Falastes muito bem! A baleia que encalhou em nosso litoral tbm teve todo um apoio da mídia, dos moradores e etc. O governantes e apoiadores das redes de pesca tem que entender que as particularidades do nosso mar, que uma área de surf de 800m é insignificativa! Será que vamos chegar nos 50 surfistas mortos por esse fato brutal ????

Blog da Nativa Transportes | Tiago Cardoso | PUCPR disse...

E obrigado por nos comunicar sobre o teu post.

Abraço,
Tiago Cardoso
www.uponboard.com