quarta-feira, 20 de junho de 2007

Os "para-quedistas" do surfe

(Jornal Extremo Sul)

Para-quedistas do surfe são aquelas pessoas que aparecem de tempos em tempos no nosso meio sem que saibamos de onde surgiram. Eles aparecem se auto-intitulando "profissionais" ligados a alguma área e quando menos esperamos, e sem que consigamos entender o porque, são alçados à categoria de personalidades.

Como Porto Alegre é uma cidade que vive o surfe, ela produz "surfistas que não surfam". Não há praia na cidade, portanto ninguém precisa provar que surfa para apresentar-se como surfista nesta cidade que concentra a maior parte dos surfistas gaúchos. Mas fora de Porto Alegre este fenômeno também acontece, só que por uma outra razão: como não valorizam nossa história os surfistas locais não sabem diferenciar o surfista de verdade do surfista "fake". Assim, fica fácil entender que o Rio Grande do Sul é a terra ideal para o surgimento dos para-quedistas do surfe.

Antes que o leitor me entenda errado, preciso explicar que ser classificado como um para-quedista do surf nem sempre é uma coisa ruim. A história tem mostrado que os para-quedistas do surfe gaúcho foram aqueles que conseguiram os maiores espaços que a mídia local já destinou ao nosso querido esporte. Também foram alguns pertencentes a este grupo que acabaram tornando-se grandes empresários apoiando a cena local. O complicado para eles é saber separar suas conquistas, de maneira que elas tornem-se uma coisa positiva para o esporte e não para os seus umbigos.

A principal característica dos para-quedistas do surf é que eles não sabem dividir suas conquistas. À medida em que vão ganhando espaço, vão ocupando-os eles mesmos. Sentem uma necessidade quase doentia de estar sob os holofotes. Não consideram jamais a possibilidade de agir na surdina, buscando resultados a longo prazo. Querem tudo para ontem e, normalmente, metem os pés pelas mãos o tempo todo.

Os para-quedistas do surfe são totalmente multimídia, no real sentido da palavra. Enquanto lhes derem espaço eles vão indo. Eles são surfistas competidores, árbitros de surf, organizadores de eventos, chefes (e técnicos) de equipe de surfe, repórteres, jornalistas, editores, apresentadores, entrevistadores, entrevistados, fotógrafos, desenvolvedores de sites, pesquisadores, donos de sites, marketeiros, etc, etc, etc. Tudo ao mesmo tempo!

Agora me diga: como isto é possível?

Como ser competidor e árbitro ao mesmo tempo? Como ser repórter e editor ao mesmo tempo? Como ser apresentador e técnico de uma equipe de surfe ao mesmo tempo? Como ser dono de um site e ser responsável por uma pesquisa que vai indicar o melhor site e manter-se neutro? Como ser fotógrafo e ter todas atribuições acima ao mesmo tempo?

A resposta é simples: não se preocupe em fazer bem feito. Faça do jeito que der porque ninguém vai reclamar. E o pior: vão gostar e lhe dizer que você é profissional. Você vai virar celebridade.

E assim tem sido na história do surfe gaúcho. De tempos em tempos surgem novos paraquedistas do surfe. Hoje estamos cercados por eles. Eles apresentam programas de rádio, redigem textos, colunas, competem, enfim, toda aquela lista que fiz acima.

Sinceramente eu não sei dizer se eles fazem algum mal para o esporte, porque na mesma medida em que me dão vergonha aqui e ali, também são responsáveis por conquistas importantes para nós.

O problema é quando eles começam a querer nos enfrentar. É uma briga de David e Golias. É tão desproporcional que chega a ser sem graça. Como se uma mosca quisesse nos desafiar.

Eles não podem querer se comparar a nós, surfistas de verdade e que temos uma vida de envolvimento com o esporte. Precisa ficar claro para eles, que conquistas momentâneas não significam nada até que eles tenham uma história de envolvimento. Mas até lá, eles devem ter respeito por aqueles que já estão há bem mais tempo ralando.

É a diferença entre quem já provou e quem ainda precisa provar. Sem choro.

Ops! Errei!

Na minha última coluna, entitulada "Ditadura no Surfe Gaúcho" omiti um detalhe importante no parágrafo onde se lê: "na foto, você me vê cercado pela cúpula da FGS no coquetel de lançamento do Circuito Trópico Supertrials, válido para o ranking brasileiro, organizado pela Office Marketing."
Mesmo confiando que a maioria dos leitores entenderia tratar-se de um evento acontecido há alguns anos, faltou deixar claro que alguns componentes da fotografia não fazem parte, hoje, da cúpula da FGS. Sendo assim, peço desculpas a eles por qualquer desconforto ou constrangimento que este erro possa ter causado.

5 comentários:

Unknown disse...

Também lembro do surgimento da Rádio Felusp FM. Para quem não sabe, trata-se da atual Pop Rock. Na época em que surgiu, tinha um cara envolvido com a rádio, que também resolveu se envolver com o surfe. Este para-quedista do surfe recebia uma verba gorda da ULBRA para administrar o envolvimento da rádio com o surfe. Jamais vou esquecer de uma entrevista feita por ele com um surfista profissional gringo durante a cobertura do Alternativa PRO (etapa brasileira do circuito mundial, no Rio de Janeiro). O entrevistador simplesmente não sabia falar inglês...! Me senti envergonhado por imaginar que ele estava representando o surfe gaúcho por lá.

Caro Giovanni...
Li este seu texto acima e fiquei na dúvida se vc estava falando a meu respeito ou não? Porque eu nunca cobri o Alternativa Pro no RJ, mas estive presente em vários grandes eventos do surf mundial. E fiz várias entrevistas com muitos gringos sem saber falar inglês, mas como qualquer jornalista, fiz meu trabalho!
Vou tentar resumir o que tenho para falar sobre sua pauta.
A Brasil Surf foi a primeira empresa que procurei para patrocinar o programa de surf que eu apresentei por muitos anos na Felusp FM, o "Surf & Ação",lembro que vc me disse claramente que não havia interesse da Brasil Surf patrocinar um programa que ninguém conhecia, numa rádio que nem vc conhecia e principalmente num apresentador que ninguém sabia quem era, de onde vinha e tal... Lembro tbm que o Lua, Luciano Regert, falou para vc na ocasião que a "tal" rádio era ouvida na fábrica em Cachoeirinha. Tbm lembro muito bem que um mês e pouco depois de entrar no ar com o programa "Surf & Ação", num coquetel da FGS, vc veio até mim elogiando a rádio, o programa e meu trabalho. Vc me sitou como paraquedista do surf e que recebia uma gorda verba da Ulbra para fazer o programa. Pois isto é uma GRANDE MENTIRA e se vc puder provar, gostaría muito!!! Pois eu ralei prá caralho para levar aos gaúchos as mais atualizadas informações do surf gaúcho, brasileiro e mundial. Fui convidado pela rádio para fazer este programa e eu não tinha nenhuma pretensão de ser radialista. Fui praticamente jogado lá dentro para fazer o tal programa que acabou sendo considerado um dos 3 melhores programas de surf em rádio do Brasil o qual até recebi prêmio. da ABRASP. Acho que isso é muito bom para o surf gaúcho. Eu levei para o RGS a marca HD entre tantas outras que patrocinou um dos maiores circuitos do surf gaúcho até então. Meu programa chegou a ter 2horas de duração e o RGS passou a ser respeitado pela imprensa relacionada com o surf no Brasil inteiro e tbm por algumas personalidades gringas!!! Al Hunt, Gary Linden e mais uma grande lista que não vou citar aqui. Romeu Bruno, que vc bem conhece, fez muita propaganda lá no Hawaii sobre meu programa no qual ele participava com seu boletim do Hawaii que foi elogiado por Teco e Renan Rocha por ser a única rádio do Brasil a ter esta informação. E se vc não sabe, fui eu quem conseguiu os patrocinadores que vieram a apostar no Pedra para que ele fosse competir no circuito mundial. Consegui ao todo 17 prêmios como jornalista de surf fazendo um trabalho sério, profissional e pagando do próprio bolso passagens de avião para estar nos grandes eventos do surf mundial no Brasil para que vc e outras pessoas ficassem sabendo com precisão o que estava acontecendo ao vivo nos eventos. Mesmo sem falar inglês, me virava com a assessoria de imprensa da ABRASP que tinha a disposição uma tradutora para auxiliar a imprensa e com isso o surf gaúcho ganhou muita credibilidade na imprensa brasileira. Aí vc vem e me chama de "paraquedista do surf"? Pôrra, cara, tô puto com esse seu comentário a meu respeito. Ralei prá caralho prá conseguir que a mídia nacional respeitassem os surfistas gaúchos bem como as pessoas que trabalham pela causa e consegui!!! Eu pego onda desde 84, posso não ser um grande surfista e nunca fui competidor, mas o surf é minha vida!!! Aí depois que eu ´vim para SP, percebi que meus pupílos como o "Figo", por exemplo, simplesmente torraram a moral do jornalista de surf gaúcho que eu levei 11 anos para conseguir!!! Fiz meu trabalho na TV, Jornais e rádios sempre focado em levar o surf a sério. Porque se eu ficasse naquela onda de fazer especial de bandas surf music e não falar nada de surf como Ricardo Padão que na época fazia o Surf no Ar, não tería chegado onde cheguei. Graças a Deus ainda hoje 2007, sou respeitado no meio do surf brasileiro e mundial como já tive centenas de provações, mas infelizmente o gaúcho não lembra que quem levou a credibilidade e fez o resto do paíz respeitar nosso surf fui eu!!! E vc vem e diz que sentiu-se envergonhado pelo tal radialista não saber fazar inglês na tal entrevista no Alternativa Pro! E vc nunca sentiu orgulho das grandes empresas que investiram no surf gaúcho bem como em seus atletas? E vc nunca se perguntou quem foi a pessoa que abriu esta porta? Pois mesmo sem falar ingçês, na época, jornalisticamente falando, muitas das entrevistas que fiz sem falar inglês tendo a ajuda de uma tradutora, foram furos de reportagem internacionais, pois fui o primeiro jornalista do mundo inteiro a levar para meu veículo a informação em primeiro lugar e disso vc não tem orgulho? De um gaúcho que não fala pôrra nenhuma de inglês, mas se virou e conseguiu a reportagem do campeão falando para seus ouvintes? O que é mais importante para vc, um gaúcho representando a raça ou um simples detalhe de não falar inglês? E seu eu não estivesse lá? Vc tería que esperar a próxima edição da Fluir para saber quem ganhou ou ver na TV. o que era uma raridade!!! Pois é, sei que vc sempre foi polêmico no surf gaúcho e sempre respeitei vc, mas respeito é bom e eu gosto!!!
E pode ter certeza que qdo eu for ao sul, vou procurar vc pessoalmente para conversarmos sobre este seu infeliz comentário! Não discordo de sua pauta qto a outras pessoas citadas, mas de mim?
Só quero uma coisa de vc, retire o que disse ou altere seu texto, numa boa!!! Mas esta conversa não vai ficar aqui, vamos conversar pessoalmente sobre este assunto e não pense que isto é alguma ameaça ou intenção de sair na porrada. Só quero conversar com vc tomando um refri e tal, afinal, eu o respeito e como sou Budista a muitos anos, sei que é conversando com paz e harmonia é que se entende, certo???
No mais, desejo a vc sucesso na vida e que o surf gaúcho deixe de ser bairrista para voltar a crescer no conceito nacional!!!

Um abraço e boas ondas!!!
PH - Paulo Henrique

ph_press@hotmail.com

Anônimo disse...

Acho PH que tens toda razão em publicar tua defesa, mas menos velho, bem menos, quase nadinha!
Tua resposta faz parecer que se não tivesses nascido e colocado teu trabalho à serviço do surf gaúcho, este não existiria ou existiria, mas ninguém no mundo exceto os freqüentadores deste reto frio e ventoso litoral (porém com boas ondas), saberia da existência de "vida surfística" por estes pagos.
Hiiii velho tem muita gente por aqui levando a bandeira do surf gaudério para outras fronteiras, muito antes de PH, muita gente mas é muuuuuita já mostrava (e tem desses que até hoje...)nosso surf para além Mampituba ou Chuí.
O esporte surf é muito maior que uma ou meia duzia de indivíduos que eventualmente participaram dele. Temos por aqui a galera que desbravou Garopaba, a galera que passava as féria de junho no Rio, os competidores os viajantes, as nossas empresas, nossos "shapers", putz!!! tem "nego" pacas! O RGS tem a população menor que 10% do estado de SP, no entanto representamos 10% do mercado NACIONAL de surfwear e acessórios (e chega de argumentos-tem mais, mas o texto está longo demais).
Portanto existia surf sim antes do PH e sempre existirá apesar dele e de outros no RS.
Quem surfa com temperatura da àgua com 12-13ºC, com vento, corrente, mar escuro e armadilha para pescar gente, surfa sempre!
Tenho dito!
Carlos Eduardo "Gringo" Patussi.
PS: Antes que o PH pergunte quem eu sou, respondo: Nobody (hehehe) Just a guy with opinion. (hehehe again).

Anônimo disse...

Amigos,

Acabei de ver na TV o Mick Fanning faturando sua bateria no Mundial, etapa francesa. Semana passada estava em Trestles, acompanhando a etapa californiana do WCT.
Pois e, estou morando por aqui ha alguns anos e continuo amando esse esporte (dos reis) que e o surf!
Hoje, com 44 anos, preciso so dizer uma coisa: Giovanni Mancuso pode ter sido sempre polemico, mas seu texto e perfeito, apesar de que poderia deixar mais claro os nomes dos envolvidos (pobre do Chero...)
Mas o que mais me chamou a atencao, foi o texto do "desconhecido" - Eduardo Patussi. Muito bom, parabens meu velho, vc tem toda a razao! Menos PH, muito menos...
Giovanni e muitos outros sao infinitamente mais importantes do que nos por uma unica razao - eles sao a noticia. Alias, PH, se fosse fosse realmente jornalista (como se intitula), saberia esta premissia do Jornalismo.
Quanto a mim, nao preciso nessa altura do campeonato, de holofotes, alias quem me conhece sabe que prefiro entrar quieto e sair calado. PH, seu insulto a minha pessoa so comprova que voce nao entendeu nada...
De qualquer forma, boas ondas e good vibrations...

Giovanni, demorei a ver seu texto. Continue instigando ok?

Ricardo Padao

Anônimo disse...

Alguém, ou o próprio Ricardo Padão, pode me fornecer o e-mail dele para contato?

Gostaria de manter contato com o Padão...

Meu e-mail:

cokynho.com@gmail.com

Abraço a todos...

Cokynho

Anônimo disse...

Essa é para Ricardo Padão!!!
Meu amigo, sempre o admirei e nunca neguei que segui seus passos. Vc disse que eu o ofendi, mas isso não é verdade, apenas falei uma verdade de algo que vc fazia. Vc não fazia especiais de Australian Crawl, Spy e outros durante seus programas? Lembro que algumas vezes vc falava de surf, tenho seus programas gravados para mostrar. Outra, eu não me intitulo Jornalista, eu sou e tenho MTB e faz muito tempo!!! E conheço muitos jornalistas sem competência nenhuma. Vc conhece o Régis Resing da Globo, pois ele não é jornalista, nem terminou a Faculdade, mas fez algumas cadeiras de jornalismo... Qto ao menos PH, menos... Quem no RS ganhou 17 prêmios como repórter de surf? E nem procurei por isso, mas sei que fiz e muito pelo surf gaúcho e trouxe dinheiro de marcas do surf para investirem no nosso estado e atletas. Mas muita gente sabe disso, só quem leva mesmo o surf gaúcho a sério e esteve presente para saber!!! Mas não quero tornar o assunto polêmico, apenas me defendi por ter sido insultado e com todas as palavras pelo sr. Mancuso o qual nunca comentei nada de caráter negativo. Moro em SP a 7 anos e não quero confusão com calhordas que nunca fizeram porra nenhuma para o surf gaúcho chegar em algum lugar, apenas criricaram e continuam criticando!!! Falar é muito fácil, quero ver é pegar o microfone e segurar a onda!!! Cade os gaúchos da imprensa do surf que não representam nosso estado nos campeonatos pelo Brasil afora??? Só vejo o Figo, que se esforça para fazer algo!!! Pois é Padão, que pena que vc tão inteligênte, não entendeu nadinha!!! Qto ao Carlos Eduardo "Gringo" Patussi, aceito suas críticas meu velho! Mas quem é vc mesmo??? O que vc fez de bom pelo surf gaúcho mesmo??? E onde vc estava qdo por 11 anos eu viajei no Circuito brasileiro Profissional mandando boletins a toda hora para a Felusp??? Qto aos gaúchos terem desbravado Garopaba e todo o seu comentário resultou em que? Quem é o gaúcho campeão Brasileiro de surf? Se vc conhece Avelino Bastos, ele é meu vizinho aqui em SP. Mostrei a ele estes comentários e ele deu risada... Fazer o que né??? O negócio é o seguinte, cada um pega a sua onda e faça a sua linha!!! Vamos é treinar para ter um gaúcho campeão de alguma coisa no mundo do surf!!! Pelo menos o Pedra segura a onda!!! E eu fico só de longe vendo o que está sendo feito, pelo menos sei que a FGS está em boas mãos!!! O Orlando é uma pessoa que conheço a muito tempo e é muito sério e competente nos seus eventos!!! E é isso meus amigos!!! Keep Surfing!!! Meu e-mail para quem quiser entrar em contato é: ph_press@hotmail.com
Abraço... PH