segunda-feira, 23 de maio de 2005

Pescaria da boa!!!

Muito se fala da pesca de marlins! Tem gente mais corajosa, que gosta de pescar tubarões. E pescar baleias então?

Mas gaúcho macho, grosso e fodão, pesca gente!

Isso mesmo! Aqui no sul, existe a pesca de seres humanos.

Ela existe há muitos anos. É praticada por pintores, zeladores, serventes e moradores das cidades litorâneas onde a pesca com redes é permitida. Daí, uns espertos, para disfarçar e fazer média com ambos os lados (afinal as vítimas também votam) criaram leis obrigando as prefeituras a instalarem placas indicando áreas destinadas à pratica do surfe e outras apenas à pesca com redes.

Pronto! Todo mundo feliz. Os políticos (aproveitadores) fazendo sua média com os eleitores, os surfistas, bobalhões, faceirinhos com a solução e os pescadores (ou seriam predadores) felizes com sua brincadeira liberada.

O pior é que agora, que pescaram mais um - uma na verdade - já estão falando em punir a prefeitura, como fizeram da última vez em que pescaram um guri. Como se a prefeitura tivesse ingerência sobre a força das correntezas, ou pudesse de alguma maneira, evitar que a guria fosse carregada para dentro da rede.

Não se enganem amigos. O problema é muito mais sério. O descaso é muito maior. O frio congela os cérebros dos nossos representantes (os representantes deles e os nossos). E só nos resta esperar pela morte de número 47.

Este ano a temporada de pesca de seres humanos promete! Se no primeiro mar de inverno já fisgaram uma presa, imaginem quantos mais serão fisgados até o final da temporada de pesca...!

Eu fora. Só surfo ao lado da plataforma, onde o surfe é liberado por lei, onde há um canal para se entrar no mar sem ter que furar as ondas, onde os pilares me dão referência e, em último caso, também servem de segurança, para o caso de eu perder minha prancha e estar muito cansado para nadar.

Ah! Ia esquecendo: além de tudo isso, ao lado das plataformas não há redes.

Eu fora ser pescado!

sábado, 14 de maio de 2005

Teahupoo está ao vivo na TV!

Bem-vindo às merrecas de Teahupoo!

Depois de um sábado cheio de ótimas esquerdas no lado sul do pier de Tramandaí, nada melhor do que chegar em casa, recostar-me na poltrona e acompanhar, ao vivo, a etapa do WCT que está contecendo em Teahupoo, no Taití.

Tudo bem, forçados pela janela de espera, que está começando a fechar (o prazo encerra-se na próxima terça, dia 17), a organização não teve outra opção senão colocar a primeira fase dentro d'água, mesmo em condições nada boas.

Na verdade se estivéssemos falando sobre a etapa do Japão, Califórnia, Europa e Brasil, até daria para considerar as ondas que estou vendo, como boas. Mas estamos acostumados a ver tubos casca grossa na competição taitiana.

Tudo bem também que, apesar das condições de beachbreak, Kelly e sua turma continuam despontando, mas é uma pena que ao vivo pela primeira vez, não possamos ver Teahupoo de verdade bombando.

Mas longe de mim reclamar. Estou aqui completamente bobo, arrepiado, realizado. Dolorido do surf do dia e vendo surf na TV como se fosse o jogo da Globo. Se acontecer de você ler este texto ainda no sábado, corra para a TV e deleite-se. Se estiver lendo nos próximos dias, saiba que as previsões no Taiti são de o mar subir um pé por dia. Estima-se que na terça-feira, poderemos acompanhar as finais, ao vivo, com 6 pés e daí sim: Teahupoo de verdade.

Fique ligado.

terça-feira, 10 de maio de 2005

Útil ao agradável

Rockaways | Nova York | Foto:Daniel Beltrano

Sabe aquela viagem para as compras de Natal que os chiques gostam de fazer? Pois é, agora você pode se organizar para fazer suas compras, tomar um banho de cultura, fazer um turismo daqueles e, de quebra, pegar uns tubos para a esquerda.

Só não esqueça de levar o long 4:3, botinhas, luvas e touca de neoprene!!

ASG 2005

Participei da primeira etapa e venci a master!
Depois eu conto o resto.

As plantinhas

"Já reparou nas plantinhas, nas dunas?"
Por Eduardo Patussi

Com esta pergunta, feita a um amigo, comecei a reparar com maior atenção em alguns detalhes das nossas praias, principalmente em Tramandaí.

Devido à excelente idéia da construção das passarelas de madeira para atravessar as dunas à beira mar, estamos presenciando uma lição de recuperação e renascimento deste ecossistema.

Já reparou as plantinhas nas dunas?

É isso. Estão renascendo aquelas (muitas vezes imperceptíveis) raras vegetações que contra muitas condições desfavoráveis, como a falta d’água, vento, muito pouco ou nada de matéria orgânica e, principalmente solo salino e arenoso, insistem em permanecer ali, sobrevivendo e crescendo. Estou torcendo para que estas plantinhas consigam recuperar as dunas que ali estavam muito tempo atrás.

Reparei e até compreendi o corte das cazuarinas no canteiro central da Av. da Igreja: as raízes estavam levantando a rua e os esgotos deveriam estar entupidos. Agora imagina só: plantar ali palmeiras ou melhor, coqueiros, ia ficar muito bom - "ducaralho" se estivéssemos conversando (por escrito é palavrão).

Continuando com a divagação (não se pode parar quando a imaginação está à fim) alguém, com a aprovação dos ecologistas, resolve encalhar um navio próximo à barra e transformá-lo em ponto turístico com passarela e o escambau, tudo pintadinho, colorido, cores primárias bem vivas - a decoração e utilidade da Nau deixa para um outro amigo contar. Já posso ver os bancos de areia sólidos formando-se no entorno e a proteção do vento. Some aí a inegável constância de ondulações na nossa costa. Pronto estaríamos no PARAÍSO.

Agora volta e aterrisa. Não temos, nem teremos o navio. Mas concluo que nossas praias são quase o PARAÍSO. Temos que conservá-las portanto.

quinta-feira, 5 de maio de 2005

Ressaca a caminho

De acordo com o site Buoyweather, na consulta que fiz agora há pouco, sábado vai amanhecer com ondas pequenas e vento fraco do quadrante sul. No entanto este quadro vai mudar radicalmente na metade da manhã: o vento vai ficar forte de sudoeste e uma grande ondulação de sul chegará à costa (ondulação de 12 a 18pés na bóia).

O pico deste swell será por volta das 9h da noite de sábado, portanto domingo já amanhecerá um pouco menor, por volta de um metrão - um metro e meio.

O problema todo é que pelo que o Buoyweather mostra, provavelmente teremos uma corrente forte de sul durante todo o final de semana.

Vamos esperar até amanhã à tarde para confirmar este quadro...

segunda-feira, 2 de maio de 2005

Novidades

Eu sei que ando ausente.

Nas duas últimas semanas minha vida andou complicada, correria grande.

Mas acumulei muito assunto durante este período. Prometo sentar esta bunda - que o Lula quer que eu levante - e por em dia o blog.

Por favor, volte aqui mais tarde - no máximo até amanhã - que eu prometo que você vai encontrar novidades...

Um abraço.