sábado, 6 de maio de 2006

Impacto

Sandspit, na Califórnia, em foto do editorial da Surfing de maio de 2006.
O fotógrafo Rob Gilley conseguiu captar o clima do momento em que a "fila" está
a espera do
momento certo para "entrar no trem". Página dupla. P&B. Como
deveria ser, para causar impacto.
Quem é surfista, sente o clima.

Mas o que é que há com as revistas de surfe estrangeiras que de uma forma ou outra, sempre conseguem nos causar um impacto? Se este impacto não acontece já na capa, então é certo que no editorial ou em várias de suas páginas internas ele acontecerá.

Já publiquei aqui algumas destas imagens. Uma em especial, é tão absurda, que virou fundo de tela nos computadores da maioria dos meus amigos (no meu também).
Esta imagem foi capa de uma Surfing (coincidência?) e "apelidei-a" de "sonho".
Ilhas Carolina, Pacífico Sul. A Fluir já fez uma matéria neste lugar. Nenhuma das
fotos no entanto, chegou perto de causar o impacto que esta me causou...


E por favor, não me interpretem errado. Não tenho dúvida de que no Brasil temos ótimos jornalistas do surfe, ótimos fotógrafos e melhores ainda, surfistas.

Ocorre que por uma razão que não entendo, os diretores de arte e editores de fotografia das publicações nacionais parecem não saber fazer a "coisa encaixar".

Outro dia publiquei aqui um link para a revista Surfshot. Ela é dirigida por um brasileiro, mas por trás da "cara" da revista está um sujeito que era editor de arte da Surfing.

E não pensem que me refiro às revistas americanas somente. A qualidade da Surf Portugal e da Surf Europe, além da "bíblia" Tracks (para citar apenas algumas) está muito acima daquilo que temos à disposição no mercado brasileiro.
Esta saiu na Surf Portugal há um bom tempo.
Lembro que a legenda mencionava alguma coisa como "vale à pena perder
um dia de trabalho por um mar destes...". Você discorda?


Se alguém consegue entender o que acontece, por favor, me explique.

4 comentários:

Anônimo disse...

E ae Giovanni, blz? Tô visitando o site pela primeira vez, bem bacana, parabéns pelos posts e textos.
Concordo contigo, sou assinante da Fluir e da Surfing há bastante tempo, e leitor de várias outras tb, e por mais que a qualidade das matérias nas brasileiras seja muito boa, fica difícil compará-las com as "gringas" no quesito imagens... Se bobear, são os editores, como falaste.
Um abraço.

Anônimo disse...

Baita tema este hein.
Já vinha me perguntando isso faz tempo.
Sempre que cai uma revista gringa na mão da turma é aquele fuzuê. Altas fotos.
Essa anomalia que acontece por aqui deve ser uma questão de feeling.
Abraço.

Julio Adler disse...

Já diria um velho amigo: onde assino ?

Giovanni Mancuso disse...

Penso assim: a quantidade de "comments" no blog, está diretamente ligada a qualidade do seu conteúdo. (sem conteúdo = leitores desinteressados). Portanto, só posso me sentir honrado com vossa fidelidade, caros amigos...