sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Pedrinha

Pedrinha, bem vivo na praia. Foto: ASP

Corríamos o Circuito Gaúcho de Surf, não lembro o ano. Eu já havia passado daquela fase em que se busca alguma coisa. Estava ali muito mais pela diversão. A taça já tinha até poeira no armário de casa. O Pedra não. O guri estava fazendo todas as finais. O que me incomodava é que apesar do surfe dele ser infinitamente mais completo do que o dos seus adversários, ele ainda conseguia perder algumas finais. Havia alguma coisa errada e eu tinha certeza que não era com o surfe dele. Estavam julgando errado suas ondas. Os juízes não estavam acostumados a valorizar a linha, o estilo e a velocidade do surfe dele.

"Sai daqui", eu lhe dizia. "Vai morar e competir noutro lugar", aconselhava. "Tenho certeza que se fores para um centro de surfe como São Paulo ou Rio, tu vais arrebentar", dizia eu, vendo o que nem ele estava vendo.

O guri foi pra Florianópolis. E classificou-se para o WCT. Durou um ano. Perdeu a vaga e desde então, tem morrido na praia. Chega ao Havaí precisando de um ou dois resultados meia boca, mas perde a vaga por apenas uma bateria.

O surfe competição é injusto. Não tenho dúvida de que o surfe dele é um dos melhores do mundo. Lindo de se ver. Veloz. Redondo e fluido. Mas na hora do "vamo ver" acaba sempre faltando uma onda ou um décimo na nota

Só que eu acho que agora vai. Ele ganhou a bateria de hoje em Sunset e classificou-se para as oitavas. Segundo os cálculos do Al Hunt, ele tem que chegar às quartas para ganhar uma vaga no WCT.

Já estou com os dedos cruzados para que não lhe falte uma onda e muito menos um décimo de nota.

2 comentários:

Anônimo disse...

Li na tua coluna, acho que no Go Surf, que foram poucos surfistas na ação junto ao meio político ai dos Pampas para tratar sobre as redes de pesca... parecia estar advinhando qdo comentei contigo que surfista é sim o ser mais egoista e babaca que existe... Acabo de saber que o Pedra entro para o CT. Que bom! Taí um moleque que merece. Talento, humildade, bom astral...

Anônimo disse...

E o Pedra entrou mesmo? Que beleza!