sexta-feira, 13 de abril de 2007

Meio do rio

Meio do rio, em Torres. Foto: GoSurf

Historinha rápida: quando vi esta foto hoje de manhã, lembrei de um campeonato estadual, válido pelo Circuito Gaúcho, há muitos anos - tantos que não lembro exatamente quando.

O evento estava previsto para acontecer ao lado dos molhes, o local mais constante durante os meses de verão - isto eu lembro, era verão - por causa do sempre presente vento nordeste, companheiro inseparável dos veranistas gaúchos.

Só que no sábado, o tempo deu uma virada e o vento sul entrou com tudo. E o meio do rio comecou a funcionar "daquele jeito". Tubos quadrados e perfeitos rolavam bem em frente ao molhe norte. A gente pegava a onda em Santa Catarina, colocava pro tubo e saía com o spray já no meio do Rio Mampituba.

Depois de algumas discussões e ponderações, a organização decidiu transferir a competição para lá. Transportou os juízes e todo equipamento pela balsa e montou um verdadeiro "acampamento cigano" na ponta do molhe norte. No lugar de microfones e alto-falantes, o locutor usava um megafone. Não que precisasse, pois a distância entre a equipe técnica e os competidores era ridiculamente pequena.

Sensacional: ondas perfeitas e muitos tubos. Eu, apesar da pouca experiência em competições, já tinha um certo jeito para entubar e me vali disto para conseguir avançar bastante na competição. Não lembro de detalhes, como quem venceu o evento e muito menos qual foi a minha classificação final.

Mas o que mais me marcou, além de tudo o que contei acima, foi a quantidade de aguapés boiando na área de competição. Eram tantos que era normal a gente trancar num deles quando estava dentro do tubo. Mas se em alguns momentos eles atrapalhavam, derrubando-nos da prancha, em outros eles eram responsáveis por nos deixar lá no fundo do tubo, aumentando a nota final da onda.

Nenhum comentário: