quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Underdog

Rodrigo "Pedra" Dornelles - Top Surfer ASP

Há muito tempo eu bato na mesma tecla. Repito aqui neste blogue, já escrevi no Goiabada e falo ao vivo pra quem quiser me ouvir: o Rodrigo "Pedra" Dornelles tem a linha de surfe necessária para estar entre os tops do WCT.

Lá no Goiabada fui apedrejado por isto. Um leitor me acusou de não entender do assunto e afirmou que o Pedra tem um "estilo duro, feio e que nunca deu um aerial" - não entendi a estória do aerial, mas tudo bem.

Pois bem, em 2007 o Pedra ganhou uma segunda chance para provar que eu tinha razão. E conseguiu! O cara simplesmente terminou o ano em terceiro lugar no ranking do WQS (e desconfio que pelo embalo que vinha, se tivesse mais uns dois ou três eventos ele buscava os dois primeiros). E no WCT, basta uma classificação razoável, tipo um 9º no Pipe Masters, para ficar muito bem ranqueado também.

Agora sim está mostrando o surfe que tem. Se continuar por este caminho, pode subir ainda mais.

O mais importante é que eu não credito este progresso (nos rankings) por uma melhora no seu surfe. Este continua impecável e perfeito. O que mudou, na minha opinião, foi alguma coisa na cabeça dele. Deu aquele estalo que faltava e agora ele está se transformando num animal competitivo. Focado. E quando isto acontece, as ondas aparecem, as manobras saem e as notas acompanham.

Recebi hoje um e-mail de um leitor do blogue, que sintetiza o que eu penso sobre o assunto muito bem:

"Cara, em algumas oportunidades escrevi para teu mail, sobre diversos assuntos relacionados ao surf, por ser um leitor constante de teu blog, por tua relação com o surf no RGS e pelas tuas constantes contribuições a este esporte maravilhoso.
Mas me atenho, agora, ao surf do PEDRA e a constante cara virada da imprensa em geral pro surf, radical, perfeito, extremo e fluído que ele apresenta, em qualquer tipo de onda. Não consigo aceitar que a imprensa, principalmente do centro do país não tenha o bom senso e a capacidade de enxergar, ou melhor, de expor os feitos de um surfista de mais de 30 anos, que retorna ao WCT, faz a melhor campanha no WQS e WCT de um brasileiro e não é reconhecido.

Me atrevo a dizer que no quesito "estilo ", ainda que talvez o que menor tenha peso em decisões e notas de juízes, o PEDRA está no mesmo patamar que Tom Curren, Kelly Slater e Fábio Gouveia, não se pode negar, e que aliado ao estilo ele pontuou, e muito bem, em todos os tipos de onda que surfou, tanto em WQS e WCT, radical e com Go Fot it que faltou a muito top, me lembro bem em anos anteriores, TUBOS CASCUDOS EM MUNDAKA 8 PÉS, VACA ANIMAL EM PIPE 6 a 8 PÉS E AGORA EM HALEIWA 12 PÉS, não é pra qualquer em um.

Acredito que se tivéssemos mais uma ou duas etapas no WQS o PEDRA carimbava o 1º lugar a frente de Jordy e Dane......
Parabéns PEDRA Gian Lopes"

Muito bem, Gian. Concordamos. Agora deixa eu fazer mais um comentário: acompanhei a final de Sunset ao vivo, entrando madrugada adentro. Vibrei com o segundo lugar e o surfe apresentado pelo Léo Neves para conquistar esta classificação. Principalmente se considerarmos as ondas que estavam quebrando.

Mas será que só vão comentar isto? Será que não vão valorizar a classificação do Pedra no WQS? Quero acreditar que não. É só euforia - válida, diga-se de passagem - pela grande conquista do Léo. Daqui a pouco a poeira baixa e veremos a merecida homenagem ao Pedra sendo prestada.

Vou ficar de olho!

2 comentários:

Rodrigo RJ disse...

Quero deixar aqui o meu parabéns ao PEDRA pela grande campanha que ele fez e ainda vai fazer( por que Pipe começa amanhã).

Ta rolando mó zum zum zum sobre o estilo do Pedra.

Não sei onde estão querendo chegar. O que eu sei é que o seu estilo é um dos mais bonitos do circuito wct e com certeza é o grande sucessor do Fabio Gouveia no "estilo".

Anônimo disse...

Cara, sou admirador do surf do Pedra. Porem noto que a imprensa e o publico em geral tem uma certa resistencia ao surf dele. E acho que tudo se deve ao fato dele ser do sul, mais precisamente por ser gaucho. Moro em Imbituba e estava na Vila no ultimo dia do Hang Loose. Foi duro de ver e acreditar que uns babacas torceram contra o Pedra na bateria contra o Joel Parkison. Ouvir os caras dizerem: "vai pra casa gauchinho!", "se fosse o mineirinho ganhava" e entre outras secadas, contra um cara que antes de mais nada é brasileiro foi realmente desapontador. O que me chamou atenção tambem é que apos o drop, a primeira manobra era feita numa sessão pesada, de lip grosso, cascudo e ao contrario dos melhores gringos, que cavavam e davam no olho, sem medo, a maioria dos brasucas dava uma passada e meio que fugia dessa primeira manobra forte. O Pedra e o heitor foram as excessões, pelo que pude notar, inclusive o pedra, na sua bateria contra o Joel captou bem a ideia da primeira manobra forte e se ele tivesse conseguido completar essas manobras, acredito que o resultado pudesse ser outro. Mas tambem acho que ele sentiu um pouco a pressão. De qualquer forma o cara da de parabens pela consistencia e por se tornar o melhor surfista profissional gaucho da historia. E se em 2008 ele mantiver o foco é no minimo top ten. abração!