sexta-feira, 17 de junho de 2005

Surfando tsunamis

JB Online | Coluna Conexão Blogger | Cid Andrade

Quase um semestre depois do desastre, o mundo inteiro - e é claro, principalmente a Ásia, ainda escuta ecoarem as ondas gigantes que varreram do mapa cidades inteiras e tiraram a vida de milhares de pessoas. A exemplo do que o atentado de 11 de setembro de 2001 já havia prenunciado e que a guerra no Iraque veio confirmar, também por ocasião das tsunamis, os blogs tiveram um papel fundamental na difusão de informações atualizadas e descentralizadas. Graças aos blogs, muitos puderam pedir socorro, aglutinar empreitadas de ajuda e resgate, informar a real situação das comunidades devastadas, e por que não dizer, pautar boa parte do noticiário internacional. Foi-se o tempo em que as agências de notícias eram a fonte de praticamente toda a grande imprensa: hoje, mesmo as agências de notícias sabem que estão nos blogs uma parcela considerável das notícias fresquinhas e dos furos de reportagem.

Este é um dos aspectos que torna bastante interessante um projeto chamado Indodoc, da Lanho Produções. É um blog que vai registrar todos os bastidores e as impressões de uma equipe brasileira que partiu para a Ásia com a missão de gravar um documentário sobre o desastre e a atual situação das cidades atingidas pelo maremoto. O nome faz alusão à Indonésia, uma das principais locações do projeto, realizado por uma galera bem acostumada a lidar com ondas gigantes: os ''Lanhos'' são todos jovens empreendedores cariocas, que têm o esporte (em especial o surf) como paixão comum. O grupo resolveu unir forças e afinidades em projetos diversos como uma marca de roupas - que em pouco tempo se tornou uma das referências em street wear no Rio de Janeiro - uma banda de pop rock e uma produtora de vídeos de surf, a tal da Lanho Produções, que num curto espaço de tempo não só fez renascer o gênero em terras brasileiras, como lançou produções que têm alcançado reconhecimento internacional por conta da qualidade técnica e da substância que apresenta.

Deixe de lado todos os preconceitos: os ''Lanhos'' estão longe de qualquer estereótipo surfista ''qualéeee brou...'' que você conheça, bem como longe do cliché ''filhinhos de papai que resolveram brincar de empresários''. Os caras estão dando a cara a tapa e têm feito seus projetos avançarem à custa de idéias boas e oportunas, além de muito suor, é claro. Pois agora vão desbravar as terras do sol nascente, o que nos dará a ótima oportunidade de ter notícias vistas por um prisma que transcenda o noticiário factual com que estamos acostumados.

''No dia 9 pegamos um vôo para Ho Chi Ming (ex-Saigon), no sul do Vietnã e em 9 dias de trem chegamos a Hanói (capital do Vietnã), no norte. No dia 18 pegamos um vôo para Bali. Eu fico surfando em Bali ate dia 5 de agosto, quando, na companhia do Leo, do Pesca e do Elisio, pego um vôo para o norte da ilha de Sumatra (epicentro do tsunami de dezembro e do terremoto de 8.7 graus de março) para a produção de um documentário sobre os efeitos dessas catástrofes e o processo de recuperação das regiões mais atingidas da Sumatra. Todo o processo de produção desse documentário pode ser acompanhado pelo site'', postou Felipe Chagas.

Nenhum comentário: