terça-feira, 25 de abril de 2006

Surfe na cidade

O sistema de geração de ondas "Groundswell" vai criar ondas perfeitas com tamanho
variando entre 2 e 8 pés que poderá ser definido a um simples apertar de botão. Fonte: Surfdome


Quem me conhece sabe como tenho batido nesta tecla: o futuro do surfe está no interior, longe do litoral. Com o crescimento da população surfística mundial, não há com negar que um dia faltará espaço dentro d´água pra todo mundo. Aliás, na minha praia já faz tempo que isto vem acontecendo.

Muito já se falou sobre piscina com ondas. Muitas foram construidas e algumas até receberam etapas do circuito mundial, mas quem é surfista, nunca gostou do que viu: ondas pequenas, cheias e fechando. É claro que se levarmos em consideração a distância da praia, às vezes ter uma onda "cheia e fechando" destas, até pode ser uma boa idéia. Mas ondas assim, enjoam.

Daí surgiu a ASR e o Dr. Kerry Black. O cara é um legítimo professor Pardal, cheio de PHD´s e entendedor de tudo o que está ligado ao oceano. Pra começo de conversa, o cara mora bem: de frente pra Raglan, na Nova Zelândia. Já pensou?
Uma piscina com 75m pode ser usada para sessões de surfe,
apresentações profissionais e até competições transmitidas pela TV, com horário
sem a necessidade de período de espera. Fonte: Surfdome

O que o Dr. Kerry Black fez, foi copiar a descrição dos fundos de picos famosos (Pipeline, Teahopoo, Trestles, etc.) para o computador e desenvolveu um produto chamado Versareef - um fundo artificial para ser instalado no fundo das piscinas com ondas. O melhor de tudo é que o sitema Versareef pode ser controlado pelo computador de maneira que à medida em que move-se o fundo, pode-se simular ondas características daqueles picos famosos estudados pelo Dr. Black.
Depois disto, a ASR firmou uma parceria com a maior desenvolvedora de piscinas com ondas do mundo: a ADG. Foi como juntar o arroz e o feijão. Mistura fina. Par perfeito. Nunca mais as ondas de piscina serão pequenas, gordas e fechadeiras. A promessa do Dr. Black, é que uma piscina equipada com o seu Versareef, pode criar ondas tubulares, abrindo e com até 8 pés. Alguém aí precisa mais do que isto?
O fundo da piscina, com a tecnologia Versareef, pode ser reconfigurado para
mudar a forma, tamanho e direção em que a onda quebra. Fonte: Surfdome


O primeiro projeto a sair do papel, fruto desta parceria, está à pleno vapor na Flórida e tem previsão de abrir as portas agora, em maio. Será o RonJon Surfpark.

Os inglêses também estão correndo para ter a sua.
E nós?

3 comentários:

Helena - Rocky Baby disse...

aqui em Monterrey os mexicanos tem um "chiste" quando se fala em praia...
"tenemos todo, pero no tenemos playa... mas pronto compramos!"

acho q essa seria a solução...
em parte
porque não se vende nem 1 revista de surf na cidade

pela hora e pelo dia,
como esta o churras...
;D

Anônimo disse...

uma opção maravilhosa! Vamos passar o chapéu?

Anônimo disse...

holas que tal soy mario de Peru... sabes queria mas informacion sobre las olas artificiales...y como puedo obtener la infraestructura y todo para tener una piscina con olas... por que me animo la informacion q lei es su pagina y ps... quisiera hacer un proyecto.. eh escribanme a piolin_ley2@hotmail.com