terça-feira, 5 de abril de 2005

III Circuito Renner de Surf (1987)

(Matéria da Revista Fluir | Nº 20 | Ano 4 | Maio 1987 | Pág. 104)
3º Circuito Gaúcho de Verão: em Torres, a Consagração de Mancuso

O Circuito Renner é o principal acontecimento do calendário surfístico no verão. Com o patrocínio das Lojas Renner e Lee, organização da Federação Gaúcha de Surf e apoio das prefeituras das praias onde rolaram as três etapas (Atlântida, Tramandaí e Torres), o evento deste ano reuniu atletas de todo o Estado, do Cassino à Torres, provando que o surf gaúcho, assim como no resto do país, cresce a cada ano, a cada mês, a cada competição. O reflexo desta situação fica evidente no desempenho dos surfistas na água, melhorando de evento para evento.

Houve divisão com as seguintes categorias: bodyboard (masculino e feminino), mirim, master, amador e semi-profissional. Como não existe ainda a categoria profissional no Circuito, os prêmios restringiram-se a passagens aéreas, sendo o principal prêmio a passagem para o Hawaii que foi concedida ao campeão da categoria semi-pro. Antes de falar sobre a última e decisiva etapa de Torres, uma geral no que foram as duas primeiras etapas do Circuito.

1ª Etapa: Atlântida, de 9 a 11 de janeiro

A abertura do Circuito contou com um público razoável a bom para assistir as manobras dos melhores surfistas do estado. Cerca de 180 atletas correram nesta etapa, bastante prejudicada pelas más condições do mar na maior parte do tempo (bastante mexido, sem pico definido e com ondas sem força, a maioria com dois pés). As condições melhoraram bastante após a chuva da tarde de domingo, o que trouxe séries bem mais constantes para as finais, com ondas de três pés, fortes e extensas em ambos os lados do pier (o campeonato rolou no lado esquerdo). Aproveitando estas boas ondas, Giovanni Mancuso matou a categoria semi-pro ficando Roberto Wolf em segundo. Nas outras categorias os resultados foram: bodyboard masculino, José Roxo em primeiro e José Rodrigues em segundo; bodyboard feminino, Tanira Guimarães campeã e Márcia Barbosa vice; Sandro Neto e Nick Barcellos ficaram com as duas primeiras colocações na mirim; na master, Edu Coufal em primeiro e Alê Guerreiro em segundo e na amador, em disputa acirrada e de altíssimo nível, Eduardo Luz surfou mais e surpreendeu Arthur Johanpeter, sagrando-se campeão da categoria.

2ª Etapa: Tramandaí, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro

Mar novamente ruim para a segunda etapa do Circuito, desta vez realizada ao lado do pier de Tramandaí. As ondas um pouco mais fortes do que as de Atlântida, mas bastante pequenas e sem pico definido. O melhor mar desta etapa pintou no domingo de manhã (novamente após uma chuva), mas no decorrer do dia não manteve as mesmas condições, prejudicando o desempenho dos competidores nas finais. O campeão semi-pro desta etapa foi Felipe Silveira, o Felipinho, recém chegado de bom resultado no OP Pro (9º lugar), com Roberto Wolf novamente na segunda posição. Marcos Bozovian e Marcelo Teruskin ficaram em primeiro e segundo no bodyboard masculino, enquanto Tanira Guimarães e Andréa Rocha foram campeã e vice no feminino. Na categoria mirim novamente deu Sandro Neto, ficando a segunda colocação para Rogério Duarte. Na master, Caio Barcellos e Edu Coufal foram os dois primeiros colocados e, na amador, o título máximo ficou para Rafael Cirne Lima, ficando Marcelo Maciel em segundo.

3ª Etapa: Torres, de 6 a 8 de fevereiro

A única etapa que não foi realizada ao lado de um pier, mas sim ao lado direito dos molhes de pedra que entram no mar acompanhando o rio Mampituba (limite natural entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina). O mar, entretanto, não estava diferente das duas primeiras etapas: Bastante mexido, com ondas gordas e sem força, poucas vezes apresentou condições para a realização de um campeonato. Azar, pois estava em jogo nesta etapa o título máximo: campeão do 3º Circuito Renner. Mesmo assim, foi a etapa que teve o maior número de participantes (aproximadamanente 230) e bom público torcendo na praia.

No bodyboard masculino José Toniolo, até então em terceiro no ranking, ganhou a etapa e também o Circuito, provando que a regularidade é fundamental quando se corre um campeonato dividido em etapas. No feminino, a campeã em Torres foi Patrícia Ritter, ficando Cândida Coelho em segundo, mas quem ficou com o título máximo foi Didi Menezes, terceira nesta etapa e finalista nas duas anteriores. Na categoria mirim, uma das maiores revelações do surf gaúcho, Sandro Neto, foi o campeão mais uma vez, o único atleta a vencer as três etapas do Circuito. Enquanto isso, na Master, Edu Coufal comprovou seu talento ao conquistar também esta última etapa e com ela o título de campeão no geral. Na amador, o grande destaque foi Marcelo Maciel, em segundo no geral antes da última etapa, que surfou demais em seu pico de origem e levantou a etapa e a passagem para o Peru reservada ao campeão do Circuito. Luciano Regert foi vice nesta etapa e ficou com a segunda colocação no geral.

Na categoria semi-pro, em disputa uma passagem para o Hawaii. Na batalha, três nomes com boas chances: Roberto Wolf (em primeiro), Felipe Silveira e Giovanni Mancuso (ambos dividindo a segunda colocação). Roberto caiu na semi final numa bateria com Frida e Giovanni, perdendo assim as chances de ser o campeão, pois seus dois rivais mais diretos garantiram vaga na bateria final. Giovanni e Felipinho fariam a briga pela passagem. Na hora da bateria cair n'água, desaba o maior desaba o maior toró. Sem visibilidade nenhuma e com poucas ondas, Giovanni consegue ser mais oportunista que o consistente Felipinho, escolhendo e trabalhando melhor as ondas.
No resultado, Giovanni campeão e Felipinho vice, dois surfista amadores do Imbé que se encontram em vertiginosa ascenção. Resultado justo, portanto.

Resultados:

Mirim
1º - Sandro Neto (300pts) - Passagem Recife
2º - Adrian Trias (227,61pts) - Passagem Rio

Master
1º - Edu Coufal (290pts) - Passagem Salvador
2º - Alê Guerreiro (252,90pts) - Prancha

Amador
1º - Marcelo Maciel (255,90pts) - Passagem Peru
2º - Luciano Regert (205,96pts) - Passagem Natal
3º - Paulo Buarque (189,67pts) - Passagem Recife
4º - Rafael Cirne Lima (184,48pts) - Passagem Salvador

Semi-pro
1º - Giovanni Mancuso (265,61pts) - Passagem Hawaii
2º - Felipe Silveira (255,61pts) - Passagem Califórnia
3º - Roberto Wolf (245,61pts) - Passagem México
4º - Ricardo Coufal (212,22pts) - Passagem Peru

BBoard Masculino
1º - José Toniolo (247,61pts) - Passagem Rio
2º - Marcos Bozovian (238,51pts) - Bodyboard

BBoard Feminino
1º - Didi Menezes (227,61pts) - Passagem Rio
2º - Andréa Rocha (221,22pts) - Bodyboard

Texto e fotos: Marcelo Ruschel

Nenhum comentário: