segunda-feira, 4 de abril de 2005
Surf x Pesca (em 1985)
Segue a matéria na íntegra, com seu texto original:
Surfistas continuam ignorando pescadores
A briga entre pescadores e surfistas da plataforma de Tramandaí tende a cair no vazio. Primeiro porque se prolonga há muitos anos, depois, porque os surfistas não estão nem aí com a grita dos pescadores. Continuam praticando seu esporte no local onde as ondas quebram com mais força.
Ontem, a turma de surfistas era grande. Todos riam da pretenção dos pescadores em delimitar uma área de cem metros em torno da plataforma somente para eles, apesar de reconhecerem o perigo que representa surfar junto às linhas e anzóis. Na verdade, afirmavam, dificilmente haverá uma interdição, até porque já existe uma determinação da Capitania dos Portos, proibindo a prática do surf até 200 metros da plataforma. Mas ninguém olha para a velha placa.
"Entendemos a preocupação dos pescadores, mas esta intenção deles é só para dar trabalho para a polícia. A gente pode entrar aqui e sair 100 metros adiante", diz Giovanni Mancuso, 21 anos, residente em Porto Alegre, há muitos anos surfista reconhecido. "podem proibir que não vai adiantar nada". A opinião de todos era uma só: nada de atritos, e sim espaços para todos no mar. "Dá para conviver perfeitamente, é só querer. O mar não tem dono..."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário