segunda-feira, 4 de abril de 2005

Novo critério de julgamento

Versão 2005 - ASP

O novo critério já está valendo para todos os eventos de 2005.

As mudanças são o resultado de um processo de "maturação" de um ano, supervisionado pelo Head Judge da ASP, Perry Hatchett. Ele reflete as performances de ponta e captura o espírito do freesurf, que é a essência do esporte.

Usando como laboratório as expression sessions e o evento experimental organizado por Kelly Slater em Fiji, Perry e os demais membros da equipe tácnica da ASP, incluindo os próprios surfistas, deram uma flexibilizada no critério, beneficiando o surf progressivo e introduzindo um sistema de bonificação baseado na demonstração de variedade no repertório de manobras e na técnica de emendar uma manobra na outra, na parte crítica da onda, com fluidez, estilo e velocidade.

"O surfista deve executar, com controle, manobras radicais, na parte mais crítica da onda, com velocidade, força e fluidez para buscar a pontuação máxima. A criatividade e o surf progressivo bem como variedade de repertório (manobras), serão levados em consideração no momento da pontuação das ondas contadas.

O surfista que utilizar este critério com o maior grau de dificuldade e determinação nas ondas deverá receber as maiores notas."

Para quem quiser ler a versão original - sem a minha "tosca" tradução, vá até o site da ASP -> Media Guide -> Judging Criteria.

Boas ondas.

Nenhum comentário: